Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Núcleo de Astronomia está de portas abertas para novos participantes

Como surgem as estrelas? Em que consiste uma galáxia? Existe vida fora da Terra? Esses são alguns dos questionamentos que podem se originar na mente dos seres humanos quando se trata dos mistérios do universo. Buscando esclarecer essas e outras questões, o Núcleo de Astronomia (Nastro) da UFPA oferece aulas gratuitas sobre esta ciência para turmas de alunos dos Ensinos Fundamental e Médio das escolas de Belém.

O Nastro promove diversas atividades incluindo observações astronômicas e estudos sobre o universo,  realizando, também, experimentações e interações que estimulem o desenvolvimento científico dos visitantes e maior e melhor compreensão do cosmos no qual estamos inseridos.

"Algumas pessoas defendem que há, principalmente, duas vias para conectar o ser humano com o Universo: a religião e a ciência. Em ciência, uma das principais conexões com o Universo é proporcionada pela Astronomia. Quando você olha para o céu límpido à noite e percebe que lá estão estrelas e galáxias, podem surgir muitos questionamentos, como, por exemplo, sobre quais as relações entre o ser humano e o Cosmos. Refletindo sobre isso, as pessoas podem se perguntar: Será que nossa origem pode estar associada a lugares remotos e longínquos do Universo? Neste contexto, destaca-se o fato de que o ferro de nosso sangue e o cálcio de nossos ossos e dentes teve origem em explosões de estrelas muito longe da Terra, há muito tempo atrás", afirma o professor Luís Bassalo Crispino, coordenador geral do Nastro.

Inscrições – As inscrições podem ser feitas ao longo de todo o ano no Nastro, que fica localizado no Bloco Q do Campus Básico da UFPA, em Belém, próximo à Biblioteca Central. Os interessados precisam trazer comprovante de residência, uma foto 3x4, documento oficial com foto e um termo de compromisso assinado pelos pais ou responsável. “Para as atividades com apresentação de experimentos para grupos e escolas, basta os interessados, o professor da turma ou o responsável pela instituição, entrar em contato com o Nastro, por telefone, por e-mail ou pessoalmente”, esclarece Igor Coimbra, coordenador do Projeto Pibex/Proex, associado ao Nastro. Os alunos da UFPA, de todos os cursos, podem iniciar, em qualquer período do ano, a sua colaboração com as atividades do projeto.

Centro de ciências - O Nastro é um centro de ciências dedicado especificamente à Astronomia e às ciências afins, atendendo à população de maneira geral. O Núcleo trabalha com atividades específicas, como a preparação de estudantes da Educação Básica para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, a OBA. As aulas ocorrem sempre aos sábados, pela manhã, a partir das 9h, na sede do Nastro.

O centro amplia a noção de aprendizagem com propostas dinâmicas e práticas, incluindo experimentações, demonstrações e observações dentro e fora da UFPA. Entre os locais fora da Universidade onde já foram realizadas observações astronômicas pelo Nastro, estão o Forte do Castelo e o Mercado do Ver-o-Peso, por exemplo.

Outros serviços oferecidos são as visitações, tanto das do Nastro às escolas quanto das escolas ao Nastro. O Núcleo abre as portas para receber os interessados em Astronomia e Astronáutica. Além disso, o Núcleo realiza visitas a escolas públicas com o objetivo principal de divulgar o Nastro e difundir a Astronomia no Estado do Pará.

Quartas Astronômicas – O Núcleo mantém, em 2017, as “Quartas Astronômicas”, com palestras e orientações sobre Astronomia, Astronáutica e Cosmologia; realizadas às quartas-feiras, a partir das 18h, na sede do NASTRO.

Em mais de 10 anos de projeto, o Nastro já abraçou vários parceiros que fizeram e fazem parte da história do Núcleo. Entre eles, a professora Lizângela Almeida, uma das ex-alunas do Curso de Física da UFPA que participaram da construção do Núcleo em sua criação e, atualmente, é colaboradora voluntária do NASTRO. “Lidando com crianças e jovens, empreendemos um esforço muito grande para trazer noções de Astronomia para a sala de aula e para promover o estudo desta ciência, de forma lúdica. Nós trabalhamos com modelos representativos para melhor promover a aproximação da criança e do jovem com o Universo ao qual pertencemos”, reitera a professora.

● Serviço:
Núcleo de Astronomia da UFPA
Local: Laboratório de Física, no bloco Q, próximo à Biblioteca Central
Acesse aqui o site do Nastro e Fanpage do Núcleo
Mais informações: (91) 32017889

Texto: Caio Henrique Lopes - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Divulgação/Nastro

Publicado em: 18.03.2017 13:00