Parauapebas inaugura curso de Engenharia Civil da UFPA

Com uma procura surpreendente de 28 candidatos inscritos por vaga, o curso de Engenharia Civil em Parauapebas, o primeiro do Instituto de Tecnologia da UFPA na cidade, já é uma realidade desde o inicio do segundo semestre deste ano. Um convênio estabelecido entre a Universidade Federal do Pará e a Prefeitura de Parauapebas ajudou na realização do primeiro vestibular, que ofertou 60 vagas com dupla entrada. A primeira turma começou no dia 1º de setembro e a outra terá início em março de 2009.

Segundo o professor Dr. Adalberto Lima, coordenador do curso e elaborador do projeto, <<o curso surgiu para atender a demanda da região, já observada pelo número de alunos inscritos, e poderá despertar para a necessidade de outros cursos tecnológicos na região, já que Parauapebas possui um mercado bastante emergente e com diversos projetos de empresas na área>>.

A função administrativa do curso está na própria cidade, mas as aulas serão ministradas no Centro Universitário de Parauapebas (CEUP) . <<A administração do curso será descentralizada>>, afirmou o coordenador do curso, que todo mês viaja à cidade para acompanhar o andamento das atividades.

Uma proposta interessante do novo curso é a integração dos Campi do interior, já que devido à estrutura extensivo-modular, pela qual os professores viajam a uma cidade e ministram uma disciplina durante uma semana inteira, muitos professores de Marabá e Tucuruí são aproveitados para dar aulas.

Texto: Clareana Rodrigues-Assessoria de Imprensa do ITEC

Publicado em: 05.09.2008 16:30