Isenção para o Processo Seletivo Especial pode ser requerida até esta segunda-feira, 05 de janeiro

O Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará (CEPS/UFPA) anuncia que estão abertas as inscrições para candidatos pleiteantes às vagas do Processo Seletivo Especial (PSE) 2009-1, destinado a selecionar candidatos para o preenchimento de vagas em cursos de graduação da UFPA. Neste primeiro momento, poderão inscrever-se candidatos com hipossuficiência econômica,  interessados em requerer a isenção da taxa de inscrição, cuja realização deverá ser efetuada, em caráter provisório, por meio do formulário específico disponível no sítio www,ceps.ufpa.br, das 10 horas do dia 23 de dezembro de 2008 até  às 18 horas desta segunda-feira, dia 05 de janeiro de 2009 (horário de Belém).


O Processo Seletivo Especial 2009-1 será executado em duas etapas, sendo que a primeira é específica para o curso de Licenciatura em Música e consiste no Exame de Habilidades, que será realizado no dia 25 de janeiro de 2009, com início às 8 horas (hora de Belém/PA), no Núcleo da UFPA, localizado no município de Oriximiná. A segunda etapa, comum a todos os cursos, consiste em uma prova contendo uma redação e 40 questões de múltipla escolha com 05 (cinco) alternativas cada, sendo 10 (dez) questões de Língua Portuguesa-Leitura, 10 (dez) questões de Matemática e 4 (quatro) questões de cada uma destas disciplinas: História, Geografia, Física, Química e Biologia, sendo os conteúdos programáticos equivalentes àqueles do Ensino Médio. A prova será realizada no dia 8 de fevereiro de 2009, das 8 às 12 h, horário de Belém/PA.


As vagas serão preenchidas após o resultado final, com base na classificação dos concorrentes, por curso de opção, conforme os cursos e as vagas assim estabelecidos:

 


CURSO

MUNICÍPIO (S)

Vagas  para atender demanda social

Vagas  para atender demanda específica

Licenciatura Plena em Matemática, modalidade a distância

Breves, Bujaru, Cametá, Dom Elizeu, Goianésia, Juruti, Oriximiná e Parauapebas

50 (cinqüenta)

         _____

Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, modalidade a distância

Benevides e Dom Elizeu

50 (cinqüenta)

         _____

Bacharelado em Administração, modalidade a distância

Benevides, Dom Elizeu e Oriximiná

50 (cinqüenta)

          _____

Licenciatura em Pedagogia em regime intensivo

Concórdia do Pará

     _____

50 (cinqüenta)

 Destinadas a professores da rede municipal de ensino

Licenciatura Plena em Música em regime intensivo

Oriximiná

10

(dez)

10 (dez)

Destinadas a professores da rede municipal de ensino


Poderá requerer isenção da taxa de inscrição, o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico e/ou for membro de família de baixa renda,  ou seja, cuja renda familiar mensal per capita for de até meio salário mínimo ou cuja renda familiar mensal seja de até três salários mínimos. Assim, o candidato deverá, no ato de sua inscrição, informar o Número de Identificação Social – NIS atribuído pelo CadÚnico. Se não estiver inscrito no cadÚnico, após realizar sua inscrição, deverá comprovar sua hipossuficiência econômica, ou a de quem ele dependa, no período de 23 de dezembro de 2008  até, impreterivelmente,  6 de janeiro de 2009. Essa comprovação se dará pelo envio ao CEPS (Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto, rua Augusto Corrêa, n. 01, CEP 66075-900, Bairro do Guamá), de cópia autenticada dos comprovantes de renda própria e de todos os membros da família que contribuam para seu sustento e dos seus dependentes legais.


Além dos documentos necessários à comprovação da hipossuficiência econômica, o candidato deverá, também, apresentar cópia autenticada do documento oficial de identidade do requerente, do cadastro de pessoa física (CPF) do requerente, de um comprovante de residência (conta de energia elétrica, de água ou de telefone fixo) do requerente e, quando for o caso, certidão de óbitos de pai(s) e (ou) mantenedor(es) do requerente.


Somente serão aceitos como comprovantes de renda os seguintes documentos: a) Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física, ano base 2007; b) Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) – páginas que contenham fotografia, identificação e anotação de nenhum ou do último contrato de trabalho e da primeira página em branco ou com correspondente data de saída anotada do último contrato de trabalho; c) Contracheque atual; d) No caso de autônomos, declaração, de próprio punho, dos rendimentos correspondentes a contratos de prestação de serviço e (ou) contrato de prestação de serviços e recibo de pagamento autônomo (RPA).


O CEPS lembra que será desconsiderada a inscrição com isenção de taxa de candidato que omitir informações e/ou torná-las inverídicas, fraudar e/ou falsificar documentação, pleitear a isenção sem apresentar cópia dos documentos referidos neste edital. O resultado das isenções deferidas será divulgado no dia 12 de janeiro de 2009, por meio do site do CEPS na internet, www.ceps.ufpa.br. Todas as informações prestadas pelo candidato, bem como a documentação apresentada, serão de inteira responsabilidade do mesmo, podendo este, a qualquer momento, ser eliminado do concurso e sujeito às sansões previstas em lei.


Caso o candidato não seja beneficiado com a isenção de taxa de inscrição, ele pode, se for de sua vontade, participar do processo seletivo, realizando nova inscrição e pagando a taxa de inscrição no valor de R$ 75,00 (setenta e cinco reais). Nesse caso, elas serão efetuadas pela Internet, no endereço eletrônico www.ceps.ufpa.br, no período de 10 h do dia 13 de janeiro até às 18 h do dia 22 de janeiro de 2009 (hora de Belém/PA). O valor da taxa de inscrição é R$ 75,00 (setenta e cinco reais) e deverá ser paga até o dia 23 de janeiro de 2009, conforme as instruções constantes no boleto de pagamento.


Serviço:

Inscrição para candidatos à isenção da taxa para concorrer ao PSE 2009

Data e horário: Das 10 horas do dia 23 de dezembro de 2008 às 18 horas do dia 05 de janeiro de 2009 (horário de Belém).


Texto: Ana Carolina Pimenta - Assessoria de Comunicação Institucional.


Foto: Divulgação



Publicado em: 05.01.2009 11:10