Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Evento nacional na UFPA discute Nanociência e Nanotecnologia

A primeira Escola de Nanociência e Nanotecnologia da Amazônia começou nesta segunda-feira, 9 de agosto, em Belém. O evento acontece no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (UFPA), no Campus do Guamá, na capital paraense, até o dia 13 de agosto.

A programação integra a VIII Escola do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). É a primeira vez que parte da realização da VIII Escola da CBPF é feita fora da sede da instituição, no Rio de Janeiro. O objetivo é trazer para a região amazônica a discussão sobre a Nanociência e a Nanotecnologia, assunto em evidência na comunidade científica do Brasil.

O evento começou com uma mesa de abertura composta pelos professores Luis Carlos Bassalo Crispino, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física da UFPA; Rubem Sommer, pesquisador do CBPF; e Erick Pedreira, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional.

“É uma grande satisfação e um grande orgulho hospedarmos aqui, na UFPA, essa importante escola de formação de pesquisadores em Física, já que esse é um evento valioso na carreira e no percurso acadêmico dos alunos, tanto de Física quanto dos de outras áreas das ciências, como Química”, afirma o professor Luis Crispino sobre o evento.

Para o professor Erick Pedreira, a Escola é uma iniciativa estratégica, pois representa não só a consolidação da Física na Amazônia, por meio da criação dos cursos de pós-graduação e das parcerias com outros institutos de pesquisa, mas também a aproximação desse campo de estudos com a vida cotidiana das pessoas.

Nanociência e Nanotecnologia - São ramos da Física que estudam os materiais existentes no mundo com tamanho de um metro dividido por um bilhão. É impossível ver esses elementos a olho nu. Difícil até mesmo com os microscópios que podem mostrar as células que constituem o corpo humano.

Essas partículas, entretanto, são de extrema importância para o cenário científico atual, tanto da Física quanto de outras áreas do conhecimento, já que a partir deles se podem realizar cirurgias microscópicas ou construir nano chips e protótipos, por exemplo.

SERVIÇO:

I Escola de Nanociência e Nanotecnologia da UFPA

Data: 9 a 13 de agosto de 2010

Local: Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA, Campus do Guamá, em Belém.

Mais informações: www.cbpf.br/e2010.

Clique aqui e conheça as pesquisas da UFPA na área de Nanotecnologia

Texto: Dilermando Gadelha - Assessoria de Comunicação da UFPA

Foto: Karol Khaled