Engenharia da Computação no Guia do Estudante

O Curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Pará (UFPA) é um dos três finalistas no Prêmio Destaques do Ano - Guia do Estudante, da Editora Abril, categoria Parceria com o setor privado. A UFPA concorre com o estudo "Desenvolvimento de Pesquisa na Área de Banda Larga usando a Tecnologia DSL, com a Ericsson Telecomunicações S.A."

O resultado da equipe vencedora será divulgado na cerimônia do Prêmio Santander Universidades, em São Paulo, no dia 24 de novembro. Para o concurso, foram inscritas 270 instituições de ensino superior. A UFPA já concorreu ao Prêmio em 2007, com os cursos de Geologia e Pedagogia, os quais saíram vencedores.

A equipe finalista do Curso de Engenharia da Computação é composta por alunos da graduação, mestrandos e doutorandos. No grupo, também há professores, em sua maioria doutores, entre eles, Aldebaro Klautau e João Crisóstomo, coordenadores da equipe atual.

Neste ano, foram escolhidas quatro novas categorias do Prêmio Abril. São estas: Parceria com o setor privado, Combate à evasão, Formação de docentes e Investimento em infraestrutura. A escolha  pela categoria “Parceria com o setor privado” vem da parceria que a UFPA e o Curso de Engenharia da Computação têm com a empresa Ericsson,  desde 2004.

Depois de conquistar vários prêmios durante o ano, como o de melhor software do Pará, e vencer a regional da Maratona de Programação 2010, agora, o Curso de Engenharia da Computação está na disputa por mais uma conquista. Apesar de nunca ter participado do Destaques do Ano, o professor Aldebaro Klautau afirma: “Premiados ou não, acho que a participação já é válida, por indicar que os esforços feitos pelos alunos da UFPA têm desdobramentos, além de bolsas e equipamentos recebidos. Esses esforços, em relatórios e papers, chegam mesmo a ser uma pequena contribuição de toda essa Equipe Ericsson para o melhor posicionamento da UFPA, nos âmbitos nacional e internacional.”

Parceria – A parceria de seis anos com a Empresa Ericsson possibilitou diversas melhorias ao Curso de Engenharia da Computação e à UFPA, entre elas, o aumento do número de livros para a faculdade, inclusive disponíveis para a Biblioteca Setorial do Campus, melhorando também o acervo da Instituição; reforço na  infraestrutura de salas; alta capacitação de alunos na área de telecomunicações; possibilidade de estudo em outro país, como a Suécia, onde estão os grupos que trabalham na UFPA. Hoje, o Curso possui o laboratório mais avançado da América Latina em pesquisa DSL.

A atuação em conjunto com a empresa foi estabelecida para o desenvolvimento de pesquisa na área de banda larga, usando a tecnologia DSL. Desde o início da parceria, já foram executados sete projetos (tendo 2 anos de duração) financiados pela Ericsson. Atualmente, estão em execução dois deles.

Texto:  Ariana Luz - Assessoria de Comunicação da Faculdade de Engenharia da Computação / UFPA

Publicado em: 04.11.2010 17:00