UFPA divulga lista de repescagem do PS 2011

A Universidade Federal do Pará divulgou nesta sexta-feira, dia 25 de fevereiro, a lista de segunda chamada (repescagem) do Processo Seletivo 2011 (PS 2011). Ao todo, há 459 vagas a serem preenchidas em função de candidatos que faltaram à habilitação institucional ou desistiram da vaga conquistada na UFPA ao optarem por outra instituição de ensino superior em que também tenham sido aprovados. A repescagem divulgada no site do Centro de Indicadores e Registros Acadêmicos (CIAC - http://www.ciac.ufpa.br/) contempla 449 candidatos em todos os cursos e em todos os campi da Universidade. A nova data para habilitação ao vínculo institucional é dia 3 de março.

 

Capital e interior - Das 459 vagas remanescentes, 294 são em cursos ofertados na capital. As demais estão divididas em cursos ofertados em campi do interior. Marabá é o segundo município com o maior número de candidatos “repescados”, a saber,  30 candidatos.  De acordo com o diretor do Centro de Registros Acadêmicos, Aluízio Barros, o curso com o maior número de convocados em segunda chamada é o de Medicina (28), em Belém. Em segundo lugar, está o curso de Direito matutino, que chamou 12 candidatos. Em terceiro lugar, empatam os cursos de Ciências Biológicas, Ciências Naturais e Licenciatura em Matemática, ofertados em Belém, juntamente com o curso de Engenharia Florestal, em Altamira, com 10 chamadas.

 

Aluízio explica que o número de vagas disponibilizadas para a repescagem do PS 2011 está dentro das expectativas, uma vez que o Ministério da Educação determinou, desde o ano passado, mediante Lei Federal, que um mesmo aluno não pode ocupar vagas simultaneamente em mais de uma instituição pública de ensino superior. Em 2010, a UFPA convocou, somente na primeira lista de segunda chamada, um número de 284 candidatos.

 

Em 2011, 459 vagas não foram preenchidas. Aluízio Barros chama atenção ao fato de que ainda restam 10 vagas livres. Isso acontece porque alguns cursos, como Teatro (Belém), Física (Marabá), não tiveram candidatos classificados para chamar. “Se, após o período de habilitação relativo à primeira lista de repescagem, ainda houver faltosos ou desistentes, outras convocações devem ser divulgadas posteriormente. Caso não haja mais classificados a serem chamados em alguns cursos, as vagas serão remanejadas para serem ofertadas em processo seletivo especial ao longo do ano”, explica o diretor.

 

Habilitação – A habilitação ao vínculo institucional dos candidatos convocados na primeira lista de repescagem do PS 2011 será na próxima quinta-feira, dia 3 de março. Em Belém, os candidatos deverão apresentar seus documentos nas salas multiuso do Centro de Convenções da UFPA (em frente à Reitoria), nos horários estipulados no Edital. Nos campi do interior, os estudantes chamados devem se apresentar nas secretarias dos cursos. A classificação de repescagem também obedece ao critério de reserva de vagas para cotistas.

 

Para realizar o vínculo institucional, os candidatos precisam apresentar os originais dos seguintes documentos: CPF; Cédula de Identidade (RG); Título  de  Eleitor  (para  maiores  de  18  anos);  prova  de  que  está  em  dia  com  as obrigações  militares  (para  homens  maiores  de  18  anos);  Certificado  ou  Atestado  de  Conclusão  do Ensino Médio ou Diploma de Conclusão do Ensino Técnico integrado ao Médio; Histórico Escolar do Ensino Médio;  comprovante  de  residência;  1  (uma)  foto  3  x  4  frontal e recente  e  o formulário  de atualização de dados cadastrais, que estará disponível no site do CIAC (www.ciac.ufpa.br/), impresso e devidamente preenchido com letras de forma e assinado.

 

Para acessar a lista completa de repescagem do PS 2011 e o edital de habilitação ao vínculo institucional, clique aqui.

 

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 25.02.2011 17:10