Primeira turma do Programa de Mestrado em Enfermagem é apresentada na UFPA

A cerimônia oficial de apresentação da primeira turma do Programa de Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi realizada nesta sexta-feira, 4, na Faculdade de Enfermagem. Ao todo, 10 alunos participarão da primeira turma, nas seguintes linhas de pesquisa: “Políticas de Saúde no Cuidado de Enfermagem Amazônico” e “Educação, Formação e Gestão para a Práxis do Cuidado em Saúde e Enfermagem no Contexto Amazônico.” O Programa será o primeiro Mestrado em Enfermagem da Região Norte a ser oferecido por uma única instituição de ensino superior.

Segundo a coordenadora do Programa de Pós-Graduação, professora Marília de Oliveira, a implantação desse Mestrado é um grande avanço dentro da Universidade. “Esse Mestrado é vital para o conhecimento em Enfermagem na região amazônica”, afirma a professora. “O curso traz mudanças no fomento de professores da área, para que eles promovam novas formas de conhecimento, de cuidado da saúde”, enfatiza a coordenadora.

Participaram da cerimônia, a coordenadora do Programa, professora Marília de Oliveira; a diretora da Faculdade de Enfermagem, Márcia Maria Bragança Lopes; a diretora do Instituto de Ciências da Saúde, Eliete da Cunha Araújo; e o Diretor de Capacitação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), José Carlos da Cunha.

Além de congratular o novo curso, o professor José Carlos Cunha levou, com exclusividade, o resultado do Programa de Apoio ao Recém-Doutor (PARD), que contemplou 5 professoras da Faculdade e do novo Programa. Confira aqui lista completa aqui.

Histórico - O curso de Enfermagem da UFPA vem se aperfeiçoando desde 2007, quando a Universidade firmou um convênio com o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o objetivo de induzir a formação de doutores, a consolidação de Grupos de Pesquisa e a criação de um Curso de Mestrado em Enfermagem na Região Norte. A partir desse convênio, foi desenvolvido o primeiro ano do Doutorado em Enfermagem, Modalidade Interinstitucional, entre a UFSC e a UFPA, com uma turma de 10 alunos. Em 2010, um grupo de doutores, ex-alunos do Doutorado Interinstitucional (Dinter), iniciou a construção do projeto de mestrado, com apoio constante do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), da Faculdade de Enfermagem e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação da UFPA (Propesp).

Segundo a professora Marília de Oliveira, o aprimoramento dos cursos de Enfermagem é fundamental dentro do contexto da Região Norte, tradicionalmente falha com o seu sistema de saúde. “Um Programa como este traz mudanças na formação dos profissionais da área para que promovam novas formas de construção do conhecimento, de cuidado à saúde humana e de relação com o mundo do trabalho, contribuindo para a reorganização dos serviços de saúde, repercutindo, assim, no âmbito político, econômico e social de nossa região”, explica a coordenadora.

Yuri Rebêlo – Assessoria de Comunicação da UFPA

Foto: Alexandre Moraes