Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Xadrez com meio ambiente integra comunidade universitária

O Projeto Xadrez Ambiental, desenvolvido por um grupo de seis estudantes de diversos cursos da Universidade Federal do Pará (UFPA), reúne os amantes do esporte para disputar partidas no espaço ITEC Cidadão, no Campus da UFPA, bairro Guamá, em Belém, todas as sextas-feiras, das 9h às 14h.

O Projeto nasceu com o objetivo de reunir as pessoas interessadas no xadrez, unindo o exercício do jogo à necessidade de preservação do meio ambiente. Para um dos seus organizadores, o estudante de Física Wallace Santos, o espaço proporciona não somente um bom lugar para jogar xadrez, mas também um ambiente para o convívio e o diálogo.

Para Wallace Santos, enxadrista há 15 anos, o xadrez tem um significado próprio para cada pessoa. Para ele, o esporte ensina a ter maturidade nas escolhas que fazemos. “O xadrez tem muito a questão lógica, mas não é só isso. Toda a situação no xadrez pode se transformar numa situação problema. Você é obrigado a pensar em uma solução para o seu problema,  cria a responsabilidade de resolvê-lo, porque você está só”, afirma o estudante.

Para o enxadrista Giovanni Maciel, formado em Matemática, pela UFPA, o xadrez proporcionou uma melhor formação acadêmica ajudando na concentração em seus estudos. Ele ficou sabendo do espaço há cerca de duas semanas, por meio de um amigo estudante da Universidade e adorou o ambiente com o “clima da natureza”.

“Eu diria para as pessoas virem toda sexta-feira aqui, que nós estamos dispostos a ensinar, a passar novas técnicas e quanto mais gente melhor”, convida o enxadrista.

Expectativa - A atividade no ITEC Cidadão começou há cerca de dois meses e já se tornou uma alternativa para os enxadristas da UFPA. Os responsáveis pelo Projeto já têm um cadastro, em seu blog, de 35 pessoas interessadas em participar da organização e participação de futuros torneios, tanto internos quanto externos à Universidade.

A expectativa dos organizadores é que, com o início do semestre no Campus Belém da UFPA, haja uma maior participação da comunidade acadêmica e do público externo.

Serviço:

Xadrez Ambiental - Toda sexta-feira da semana, das 9h às 14h

Local: ITEC Cidadão, localizado entre os bosques Camilo Viana e Benito Calvazara

Participação gratuita e aberta para qualquer pessoa

Texto: Vito Ramon Gemaque - Assessoria de Comunicação da UFPA

Fotos: Alexandre Moraes