Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Barros Barreto recebe recertificação como hospital de ensino

O Hospital Universitário João de Barros Barreto, da UFPA, recebeu dos Ministérios da Educação e da Saúde a recertificação como hospital de ensino, por estar bem estruturado em suas áreas de atuação. Segundo o Governo Federal, o HUJBB atende todas as exigências estabelecidas pelos dois ministérios.

A certificação levou em consideração aspectos relacionados à qualidade na assistência, ensino e pesquisa, além da observância da legislação vigente. A avaliação destes aspectos foi feita pela enfermeira Eliane Palhares (MEC), da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e do médico Geraldo Cunha Cury (MS), da Faculdade de Medicina da UFMG, que estiveram no HUJBB durante uma semana, em julho deste ano, acompanhando as atividades da instituição para emitir o parecer final, divulgado recentemente.

Envolvimento - No relatório da visita, os certificadores registram o cumprimento de todas as exigências definidas na visita técnica, feita no ano passado, e destacam o envolvimento da diretoria do HUJBB em iniciativas para a gestão do hospital, no que diz respeito a reformas físicas, reoganização funcional e investimentos tecnológicos.

A comissão destacou, ainda, a importância do hospital para os serviços de saúde de Belém e áreas circunvizinhas, e para o atendimento das demandas da população.

Avanços - Entre os avanços feitos pelo Barros Barreto e constatados pela comissão estão: instalação de autoclaves; construção de uma área de descanso para residentes; maior acompanhamento dos alunos e residentes durante atividades do hospital, com a contratação de novos profissionais médicos: e o investimento de cerca de 3 milhões para aquisição de insumos e equipamentos - os adquiridos recentemente foram: uma ressonância magnética, um tomógrafo computadorizado de última geração, um angiógrafo, dois arcos cirúrgicos e dois aparelhos de raio-x com digitalização.

Além disso, desde a última visita técnica, entre outros progressos realizados, estão a constituição da Comissão de Ética Médica; o incentivo às atividades de pesquisa, com a realização de pesquisas clínicas pelo hospital e início do mestrado multidisciplinar em oncologia; a criação de protocolos assistenciais; a inauguração da Unidade de Diagnóstico de Meningite; a informatização do hospital e a atenção dada a medidas de incentivo ao trabalhador, com a valorização do profissional e suas atividades, melhora das condições estruturais para o trabalho e investimento em qualidade de vida e capacitação.

Para o diretor geral do Barros Barreto, Eduardo Leitão, o parecer favorável do MEC confirma o alto nível dos serviços prestados pelo hospital que, há 52 anos, atua como referência na saúde pública do Estado.

“Os avanços feitos pelo hospital refletem a melhoria nas condições de trabalho e garantem um padrão de qualidade dos serviços. Reafirmamos nosso compromisso com a qualidade da assistência e do processo de ensino da instituição, aprimorando os métodos de gestão e das práticas de ensino e pesquisa”, ressaltou Dr. Leitão.

Texto e foto: Lilianne Villacorta - Assessoria de Comunicação Hospital Universitário João de Barros Barreto

Publicado em: 19.09.2011 16:59