Realização das provas do PS 2012 à tarde facilita acesso aos locais de exame

Em entrevista coletiva à imprensa, realizada nesta quinta-feira, 29, integrantes da comissão responsável pelo planejamento e execução do Processo Seletivo 2012 da Universidade Federal do Pará (UFPA) explicaram os motivos que levaram a UFPA a mudar a data de realização das provas do certame, que, agora, ocorrerão no dia 3 de dezembro.

 

A pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg), Marlene Freitas, justificou as razões que impediam a escolha de outras datas no mês de dezembro, como a realização do Plebiscito no dia 11, a prova da UEPA no dia 18 e o Natal no dia 25. “A Universidade Federal do Pará tem demonstrado sabedoria não apenas na ciência e na tecnologia, mas também na política, que impõe uma capacidade de mediação, de conciliação diante dessas situações. Ontem, por uma iniciativa do reitor, foi acatada, em reunião do Consepe, a proposta de realizar a prova no sábado, dia 3, à tarde”, explicou.

 

Cuidados com os candidatos - Segundo a pró-reitora, a escolha do turno vespertino também foi estratégica para evitar transtornos aos candidatos. A prova será aplicada no sábado, dia 3 de dezembro de 2011, no horário das 14h às 18h. O trânsito no período da tarde é mais tranquilo, facilitando o acesso aos locais de prova. “Essa é mais uma manifestação do cuidado que a Universidade tem com os seus candidatos e, ainda, o respeito que tem com eles quando desejam também concorrer nas outras instituições”, pontuou Marlene Freitas.

 

Outro motivo que levou a Instituição a optar pelo horário da tarde é a logística do concurso, uma vez que as salas que servirão como locais de prova poderão ser organizadas no período da manhã, no mesmo dia do concurso, sem prejudicar a sexta-feira útil nas escolas da rede pública que são cedidas pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

 

 

Deliberação - A decisão de mudar a data de aplicação da prova foi tomada em reunião dos membros do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), realizada nesta quarta-feira, 28, no auditório da Secretaria Geral dos Conselhos Superiores.

 

O Consepe decidiu alterar a data que estava prevista no edital do concurso, marcada para o domingo, dia 4 de dezembro, reconhecendo as dificuldades alegadas pelos candidatos que também irão realizar a prova da Universidade Federal Rural da Amazônia neste mesmo dia.

 

Restrições religiosas - Os candidatos que guardam o sábado para as atividades relacionadas à religião poderão fazer a prova em horário diferenciado, das 18h às 22h, como já ocorre com o Exame Nacional do Ensino Médio, que é aplicado no sábado e no domingo.

 

Porém esses candidatos também deverão estar no local de prova até 14h, quando serão fechados os portões. Eles ficarão em retiro, em sala previamente destinada a eles, aguardando o horário de início da prova (18h). “É importante levar em consideração, também, os aspectos humanísticos. A realização da prova à noite para os candidatos que guardam os sábados possibilita-lhes ficarem menos tempo em retiro”, justifica a diretora do Ceps, professora Marilucia Oliveira.

 

Esses candidatos deverão solicitar o horário especial por meio de um formulário eletrônico que estará disponível no período de 30 de setembro a 14 de outubro, no site do Centro de Processos Seletivos, por meio do link Inscrição e Acompanhamento. Eles terão uma lotação específica, a qual será divulgada posteriormente.

 

A diretora do CEPS reforça que o candidato sabatista que não solicitar o atendimento especial terá que realizar a prova no horário e local comuns a todos os demais candidatos.

 

Escolha da Universidade – Os candidatos que vão concorrer a uma vaga em mais de uma universidade e, ao final, forem aprovados terão que optar por uma das instituições. O assessor especial da Proeg, professor Mauro Magalhães, lembrou a existência do Decreto que veta o estudante de cursar duas universidades públicas. “Nós promovemos com as outras universidades públicas uma checagem dos dados para verificar quais são os alunos comuns nas duas ou três universidades públicas”, informou.

 

Leia mais: Consepe aprova mudança na data do Processo Seletivo 2012 da UFPA

 

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA

Fotos: Karol Khaled e Alexandre Moraes

 

Publicado em: 29.09.2011 16:45