Especialização em estatística prorroga inscrições

Foram prorrogadas até o dia nove deste mês as inscrições para a seleção de candidatos ao Curso de especialização em Estatística, do Programa de Pós graduação em Lato Sensu, do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Federal do Pará (UFPA). O curso é de caráter presencial e serão ofertadas 14 vagas.

De acordo com o coordenador do curso de especialização, professor José Gracildo de Carvalho Júnior, “o principal objetivo do edital é formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho, na área da estatística, uma vez que este mesmo mercado já absorve os graduados pela Faculdade de estatística da UFPA”.  “Como ainda não há material humano suficiente na academia e nem na região Norte, de forma a suprir a demanda existente, o curso será de extrema importância para a Universidade, para a região Norte e, principalmente, para o desenvolvimento das pesquisas em Belém e em comunidades próximas”, ressalta o coordenador.

Vagas ofertadas - Serão ofertadas 14 vagas, sendo cinco destinadas à demanda social. As vagas gratuitas são destinadas para docentes ou funcionários de nível superior do quadro efetivo da UFPA e para pessoas de comprovada carência financeira - desde que demonstrada durante o processo seletivo do curso, de acordo com a Resolução N° 3.529/2007, do Consepe/UFPA.

Inscrições – Para se inscrever é necessário que o candidato seja graduado em cursos das áreas de Ciências Exatas e afins. As inscrições devem ser feitas no Laboratório de Sistemas de Informação e Georreferenciamento ( Lasig), no Setor Básico do Campus da UFPA, no Guamá, até o dia 09 de janeiro de 2012, das 8h às 12h. O valor das inscrições será de R$ 50,00.

Público-alvo  –  Docentes e Técnicos de Instituições de Ensino Superior que demandem de técnicas estatísticas em suas atividades; Graduados em Estatística, Matemática, Física, Química, Biologia, Farmácia, Enfermagem, Medicina ou áreas afins; Pessoal Técnico de nível superior de Instituições Empresariais e Comerciais da região, que desenvolve atividades na área de Estatística.

O professor José Gracildo explica que a meta é capacitar profissionais no levantamento de dados, “algo muito recorrente no dia-a-dia da pesquisa científica e, ao mesmo tempo, muito importante no trabalho de apuração e investigação do caso a ser estudado”, concluiu.

Serviço:

Prorrogação do edital para o Curso de especialização em Estatística

Período: Até o dia 9 de Janeiro

Local das inscrições: Laboratório de Sistemas de Informação e Georreferenciamento – LASIG Bloco N, Setor Básico do Campus Guamá – UFPA. Rua Augusto Correa, 01, Guamá, Belém, Pará, CEP: 66.075-110 - Telefone: (91) 3201-8058

Investimento: R$ 50,00

Para ler o edital e obter mais informações, clique aqui.

Para acessar a ficha de inscrição, acesse aqui.

Para ter acesso ao regimento do curso em especialização em estatística, clique aqui.

Texto: Helder Ferreira – Assessoria de Comunicação

Publicado em: 03.01.2012 09:00