Candidatos do PS 2012 já podem verificar sua classificação

Os 72.187 inscritos no Processo Seletivo 2012 (PS 2012) da Universidade Federal do Pará (UFPA) já podem consultar todas as suas informações no site do Centro de Processos Seletivos da Universidade (Ceps), órgão responsável pela execução do concurso. No www.ceps.ufpa.br, cada estudante pode verificar suas notas e detalhes sobre sua classificação. Na manhã desta quarta-feira, 4 de janeiro, a Instituição divulgou o Listão de Classificados do certame.

Ao entrar no sistema com seu login e senha, os candidatos podem verificar sua nota padronizada na primeira fase (Enem 2011) e as notas brutas e padronizadas na segunda fase, ou seja, na prova elaborada e aplicada pela UFPA no dia 3 de dezembro do ano passado. Além das notas, os candidatos também podem visualizar sua nota geral, obtida pela média aritmética das duas etapas do PS 2012 e o espelho do seu boletim de questões.

“Este sistema já estava funcionando no ano passado, mas este ano ele foi aperfeiçoado para que os candidatos pudessem, o mais cedo possível, ter acesso a todos os seus dados”, explica a diretora do Ceps/UFPA, Marilucia Oliveira.

No sistema, os candidatos podem ainda visualizar sua classificação e as condições em que estão concorrendo. “É interessante porque para o nosso sistema, temos três primeiros lugares: o primeiro lugar dos cota-cor, o primeiro lugar do cota-escola e o primeiro entre os não-cotistas. Isso acontece para facilitar o processo de repescagem, posteriormente”, explica o diretor do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos da UFPA (CIAC), Aluizio Leal.

Calouros devem ficar atentos à habilitação – Os calouros aprovados no PS 2012 já podem comemorar, mas precisam ficar atentos aos prazos para habilitação e matrícula na Universidade. O edital referente á apresentação de documentos para habilitação na UFPA e posterior matrícula nas Faculdades será publicado nesta sexta-feira, 6, no site do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (CIAC), no endereço www.ciac.ufpa.br.

“Enquanto a documentação não for homologada, os estudantes ainda não têm assegurada sua entrada na UFPA. Cada curso tem dia, horário e local exato para que os candidatos aprovados apresentem os documentos, e quem perder a Habilitação perderá a vaga. O mesmo é válido para os candidatos que se inscreveram como cotistas e que, agora, precisam comprovar que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede publica”, avisa Aluizio Leal, diretor do CIAC.

Repescagem: como funciona – A existência das cotas também tem impacto na hora da repescagem, diante da desistência de candidatos. Quando há desistência observa-se de que perfil foi o desistente. Se a desistência foi de um candidato cotista-cor, a vaga só poderá ser preenchida por candidatos cota-cor. Se for um cota-escola, deverá ser chamado outro cotista, mas, desta vez, poderá ser tanto um cota-cor, quanto um cota-escola, dependendo de quem tem a maior nota. Já se a desistência for de um não-cotista, qualquer um pode entrar, será levada em consideração a maior nota.

“Esse raciocínio é difícil para os candidatos que ficam na expectativa de serem chamados porque, quando entram no sistema e veem que estão entre os primeiros nas listas de espera e divulgamos as listas de repescagem, sem chamá-los, eles pensam que há algo errado. O que pode acontecer é que o estudante nesta situação seja não cotista e todas as desistências tenham acontecido entre cotistas e, por isso, a vaga da repescagem precisa ser, necessariamente, preenchida por cotistas” explica Marilucia Oliveira.

Serviço:

Clique aqui para consultar aos dados do PS 2012