BBC de Londres grava com Orquestra de Violoncelistas da Amazônia

Nós ainda vamos ouvir falar muito dessa garotada. Os 16 jovens, liderados pelo professor doutor Áureo DeFreitas, integrantes da Orquestra de Violoncelistas da Amazônia, da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA), fazem parte de um documentário que está sendo gravado, no Brasil, pela emissora de TV inglesa BBC, de Londres.

A equipe técnica formada por produtores, cinegrafistas, auxiliares e pelo apresentador Michael Palin esteve em Belém, na última semana, registrando momentos e apresentações dos músicos paraenses. Neste sábado, 21, o grupo realizou um passeio de balsa pela baía do Guajará, que circunda Belém, e percorreu várias comunidades ribeirinhas. “Já que eles [os ribeirinhos] não têm a oportunidade, nós damos a eles a oportunidade de conhecerem a música que a gente toca", diz o violoncelista Sandro Roberto, de 14 anos.

 A TV inglesa registrou imagens do grupo tocando em plena baía do Guajará. O repertório incluiu carimbó e clássicos do rock in roll, sobretudo o heavy metal.

 Caleidoscópio do Brasil - A equipe da TV inglesa está em solo nacional produzindo um documentário de quatro capítulos sobre o Brasil. Antes de chegar à capital paraense, os profissionais europeus estiveram em Recife, São Luís e Rio de Janeiro. Segundo o diretor do programa,  John Paul, a intenção é fazer uma série que mostra a Amazônia, o extremo norte do Brasil, com os índios Ianomâmi, passando pelas Regiões Nordeste e Sul e  pelo Pantanal. "Tentamos montar um caleidoscópio para dar uma ideia do que é o Brasil hoje, as mudanças que ocorreram, assim como as antigas e novas tradições", disse o diretor em entrevista à TV Liberal, de Belém, a qual registrou o trabalho dos ingleses na cidade.

 A vinda dos ingleses é resultado da iniciativa do coordenador da Orquestra, professor Áureo DeFreitas. Ele conta que, três anos atrás, o grupo fez a mesma apresentação na orla de Belém, durante o Programa Enarte Fluvial, que integrava a programação do Encontro de Arte (Enarte), realizado pela Escola de Música da UFPA. Por causa disso, a Orquestra acabou sendo indicada à TV inglesa. “Eles vieram até Belém e levei-os até o nosso estúdio. Quando tocamos, acredito que eles tenham ficado encantados”, descreve o professor.

 A série da TV inglesa vai ao ar no mês de outubro deste ano. O programa também inclui a cantora paraense Gaby Amarantos e o chefe de cozinha Thiago Castanho.

 Os violoncelistas da Amazônia - A Orquestra de Violoncelos da Amazônia é coordenada pelo professor da Escola de Música da UFPA, Áureo de Freitas, Ph.D. em Educação Musical pela University of South Carolina-EUA. "A nossa história começa em 1998, quando resolvi lançar a Orquestra Infanto-juvenil de Violoncelos, porque, naquela época, nós, violoncelistas da cidade, não éramos chamados para fazer absolutamente nada, mas precisávamos mostrar os talentos existentes", lembra Áureo. O grupo deu certo, e o desempenho dos alunos chamou a atenção, tanto que surgiram convites para turnês nacionais nos Estados do Pará, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, e turnês internacionais nos Estados Unidos, na Holanda e na China.

 

Sucesso nacional e internacional, pela qualidade e inovação do trabalho que apresenta atualmente, a Orquestra já está em sua terceira geração e  trata-se da única orquestra profissional juvenil do Brasil. "Nossos músicos se profissionalizaram,  hoje, recebemos cachê para nos apresentarmos", comemora o professor. "O  melhor de tudo isso é que são todos jovens e adolescentes músicos da Escola de Música da UFPA, os quais estão a caminho da profissionalização", destaca Áureo DeFreitas.

Extensão - A Orquestra faz parte do  Projeto de Extensão “Cordas da Amazônia”, criado por  Áureo DeFreitas, em 2006. A intenção é trabalhar na educação de crianças e jovens que queiram se tornar músicos profissionais e professores de Música, com base em instrumentos de cordas friccionadas, possibilitando-lhes amplo contato com o repertório erudito.

Texto: Julize Garcia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Paulo Lima 

Publicado em: 23.01.2012 17:00