Numa debate “Globalização, Desenvolvimento e Meio Ambiente”

Desenvolvimento e meio ambiente são assuntos recorrentes na mídia internacional pela sua importância estratégica para vários países. Por isso, pessoas dos mais variados lugares do mundo têm visões distintas sobre esses temas. São justamente essas visões que serão debatidas no curso "Globalização: Desenvolvimento e Meio Ambiente”, promovido pelo Núcleo de Meio Ambiente (Numa) da Universidade Federal do Pará (UFPA),  por meio do  Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento (PPGEDAM).

O curso ocorre nesta segunda-feira, 12, das 13h40 às 16h30, na Assessoria de Educação a Distância (Aedi) da UFPA, e as inscrições continuam abertas até este dia. Apenas alunos de pós-graduação stricto sensu, com interesse na área, podem participar. As inscrições podem ser feitas no Numa, localizado no Campus Profissional da UFPA.

O curso, em formato de videoconferência, combina leituras on-line, vídeos e discussões em seminários regulares, reunindo alunos dos EUA, do Brasil e da China. A coordenação é das professoras Cyinthia Simmons, da Universidade Estadual de Michigan, a qual, atualmente, atua como professora visitante da UFPA/Numa, e Larissa Chermont, da Faculdade de Economia, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UFPA.

Para o coordenador do PPGEDAM, professor Mário Vasconcellos Sobrinho, “a  videoconferência servirá para que alunos que possuem uma visão da política econômica e ambiental da América do Sul - no caso, os alunos brasileiros - , norte-americana  e asiática  possam debater, trocar experiências sobre suas realidades  e refletir sobre os caminhos para soluções dos problemas que afligem o mundo contemporâneo. ”

Parceria - O curso consiste em um sistema novo e híbrido, desenvolvido de forma conjunta por professores da Universidade Estadual de Michigan (MSU) e da Universidade Federal do Pará (UFPA). Essa parceria é parte integrante de um programa de colaboração acadêmica que envolve, além da MSU e da UFPA, a Universidade Estadual de Kansas (KSU) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA). O programa intitulado “Globalização – interdependência política, socioeconômica e multicultural entre Brasil e Estados Unidos”, é financiado pelo Departamento de Educação dos EUA (ED) e pelo Ministério da Educação (Mec) do Brasil. “ Esta é uma proposta inovadora. Com o uso da videoconferência, estaremos proporcionando aos alunos de pós-graduação um modelo de sala de aula do século XXI”, complementa o professor Mário Vasconcellos Sobrinho.

Ciclo de Palestras - O Numa iniciará, também, um ciclo de palestras sobre “Meio Ambiente e Desenvolvimento Local”.  Nesta terça-feira, 13, a palestra será sobre "Desmatamento Indireto: O caso de soja e pecuária na Amazônia", com o professor Robert Walker. No dia 10 de abril, "Conflitos de terra e as consequências para a floresta na região do Arco do desmatamento na Amazônia", com a professora Cyinthia Simmons. No dia 24 de abril,  "Conflitos Socioambientais e (Re)organização territorial em questão", com o  professor Luis Otávio do Canto. No dia 8 de maio, "Grandes projetos e os impactos socioambientais dos municípios", com o professor André Luis Assunção de Farias. Todas as palestras começarão às 9h.

Serviço:

Curso "Globalização: Desenvolvimento e Meio Ambiente”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento (PPGEDAM) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Datas: 12/3 a 18/6

Local /hora: Assessoria de Educação a Distância da UFPA (Aedi), localizada ao lado do prédio da Biblioteca Central da UFPA, das 13h40 às 16h30.

Inscrições: Já estão abertas e podem ser feitas na Secretaria do PPGEDAM, Núcleo de Meio Ambiente da UFPA (Numa), no Campus Profissional da UFPA.

Ciclo de Palestras sobre “Meio Ambiente e Desenvolvimento Local”

Dias: 13 de março, 10 e 24 de abril e 8 de maio de 2012.

Local: Prédio anexo ao Numa

Hora: Todas as palestras começarão às 9h.

Inscrições: Estão abertas e irão até o dia 12/3.

Local das inscrições: Secretaria do PPGEDAM, Núcleo de Meio Ambiente da UFPA (Numa), no Campus Profissional.

Texto: Helder Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA.

Publicado em: 11.03.2012 12:00