Prorrogadas, até esta terça-feira, 27, as inscrições para o Programa Jovens Talentos

Atendendo às solicitações das universidades e dos institutos federais que aderiram ao Programa Jovens Talentos para a Ciência, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informam que o prazo para as inscrições foi prorrogado até as 18h do dia 27 de março de 2012.

Podem participar calouros de instituições federais de ensino superior de todo o Brasil. Na UFPA, as inscrições poderão ser realizadas com o coordenador do Programa de cada curso e/ou no serviço de inscrição da Propesp, no hall do Centro de Eventos Benedito Nunes, das 10h às 17h.

De acordo com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), quase todas as faculdades da Universidade Federal do Pará (UFPA) já indicaram seus coordenadores e estes estão fazendo as inscrições dos seus calouros.

São seis mil bolsas de estudo  no valor de R$ 360,00 por mês, distribuídas às instituições de ensino superior, de maneira proporcional ao número de inscritos de cada uma. A duração é de 12 meses. A ideia é que os selecionados estejam  aptos, após um ano, a serem bolsistas de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) ou do Programa Ciência Sem Fronteiras. A Capes e o CNPq acompanharão os bolsistas durante o Programa, por meio de um cronograma de atividades.

Seleção – As bolsas serão ofertadas aos alunos selecionados por meio de uma prova de conhecimentos gerais, no sistema de múltipla escolha, a qual será elaborada pela Capes e pelo CNPq. A prova será realizada na sede da instituição do candidato. As instituições ficarão responsáveis por oferecer o espaço para a realização do exame, enquanto o Ministério da Educação (MEC) cuida da parte logística do evento.

Requisitos – O candidato precisa ser aluno de graduação de uma universidade federal ou de uma instituição federal de Educação, Ciência e Tecnologia; ter ingressado no curso em 2012, em qualquer área do conhecimento. Já as instituições precisam estar associadas ao Programa e indicar um coordenador de cada instituição responsável pela implementação deste.

Inscrições – Na UFPA,  o processo de inscrição é coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-
-Graduação. A Propesp cadastrou um coordenador de cada curso de graduação, o qual fará a inscrição de seus calouros no Processo Seletivo. O aluno que não conseguir inscrever-se em sua faculdade pode procurar o serviço de inscrição da Propesp.

Serviço:

Inscrição ao Programa Jovens Talentos da  Ciência
Data: Até 27 de março de 2012
Local: Coordenação das faculdades ou no hall de entrada do Centro de Eventos Benedito Nunes, ao lado da reitoria, no Campus Básico da UFPA, bairro Guamá, em Belém, de quarta, 21, a sexta-feira, 23, no horário das 10h às 17h.
Mais informações sobre acesso, cadastramentos e quaisquer outras dúvidas, entrar em contato com o MEC, pelo telefone 0800 616161.

Texto: Gustavo Ferreira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes e Karol Khaled