UFPA lança editais de apoio à realização de eventos e de apresentação de trabalhos científicos

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), acaba de lançar dois editais institucionais: o Programa Institucional de Apoio à Produção Acadêmica (Piapa) e o Programa de Apoio à Realização de Eventos (Paev).

O Piapa prevê o apoio a servidores docentes e técnico‐administrativos  da  UFPA, os quais pretendem apresentar trabalhos científicos em eventos no País ou no exterior. O apoio consiste na concessão de passagem aérea, na classe econômica, com tarifa promocional.

Para candidatar-se, é necessário que o proponente seja um servidor docente ou técnico-administrativo da UFPA. O solicitante deve ser autor ou coautor de trabalho científico original, e a apresentação do trabalho no evento deve ser, preferencialmente, de forma oral.

Calendário – Para eventos com início entre 7/3 e 31/7 de 2012, a submissão das propostas será até o dia 10/4. Para eventos com início entre 1º/8 e 10/12 de 2012, a inscrição das propostas será até o dia 8/6.

“O Piapa propicia ao pesquisador da UFPA a oportunidade de discutir seu trabalho com uma audiência altamente qualificada, levando-o aos principais eventos científicos, no Brasil e no exterior. Essa interlocução é essencial para a integração do nosso pesquisador à comunidade científica nacional e internacional, para a troca de experiências e para o estabelecimento de novas parcerias”, afirma o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Emmanuel Tourinho.

Realização de eventos - O Paev tem por objetivo contribuir para a realização de eventos científicos no Estado do Pará, sob responsabilidade de pesquisadores e/ou unidades acadêmicas da UFPA. O apoio prevê a cobertura de despesas com aquisição de passagens aéreas nacionais, aquisição de material de consumo, entre outras.

Podem candidatar-se pesquisadores e unidades acadêmicas da UFPA, responsáveis pela organização e realização de eventos científicos, no Estado do Pará, ao longo do ano de 2012.

Datas - O dia 10 de abril é o prazo final para os interessados inscreverem seus eventos. A análise das inscrições irá até o dia 30 de abril, e a divulgação do resultado final será na mesma data.

Segundo o pró-reitor Emmanuel Tourinho, o Paev oferece um suporte aos pesquisadores ou unidades que assumam a responsabilidade de organizar, no nosso Estado, eventos científicos de abrangência nacional ou internacional. “Os eventos apoiados contribuem com o ambiente acadêmico, na UFPA, na medida em que propiciam aos nossos discentes, docentes e técnicos o contato direto e o diálogo com pesquisadores de outras regiões e de outros países”, conclui o pró-reitor.

Serviço:

- Para acessar o Edital do Programa Institucional de Apoio à Produção Acadêmica (Piapa), clique aqui.

- Para acessar o Edital do Programa de Apoio à Realização de Eventos (Paev), clique aqui.

Texto: Helder Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA.

Publicado em: 21.03.2012 19:00