UFPA e IFPA realizam dia de monitoramente da qualidade da água em rio de Ananindeua

O rio Maguari-Açu, um dos que banham o município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, será alvo de uma ação da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Instituto Federal do Pará (IFPA), a qual ocorre neste sábado, 24. Trata-se do Dia de monitoramento da qualidade da água da bacia do rio Maguari-
-Açu. A concentração será a partir das 8h, na praça da Bíblia, em Ananindeua. A programação faz parte das comemorações pelo Dia Mundial da Água, dia 22 de março.

A atividade consiste em fazer análises da água do rio, a qual será realizada pelos próprios moradores de locais próximos das nascentes do Maguari-Açu. Como se trata de nascentes, os trechos ainda apresentam qualidade de água superior à dos canais da área central da cidade de Belém, como as bacias do Una, da Estrada Nova e do Tucunduba.

De acordo com a organização do evento, a ação objetiva potencializar a capacidade de participação efetiva no processo de decisão quanto à necessidade de preservação dos recursos naturais da bacia do rio Maguari-Açu. Já o envolvimento de alunos do Instituto Federal do Pará e da UFPA na orientação dos moradores representa integração interinstitucional e, também, integração entre a Academia e as comunidades.

Tese - O Dia de monitoramente faz parte, ainda, das atividades da tese de doutorado do aluno Valdinei Mendes da Silva, sob a orientação do professor Francisco Matos, do Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica da UFPA, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa) e da empresa Vale.

Durante a ação, serão utilizados kits de monitoramento da qualidade da água, os quais foram disponibilizados pela Water Environment Federation (WEF) -  Federação Ambiental da Água. O kit é uma das ferramentas utilizadas no Programa World Water Monitoring (Dia Mundial do Monitoramento da Água).

O Programa também é apoiado pela International Water Association (IWA) e tem como objetivo potencializar a conscientização e o envolvimento dos cidadãos na proteção da água no mundo.

O Dia Mundial da Água – A comemoração é realizada, anualmente, no dia 22 de Março, com o objetivo de chamar a atenção e defender a gestão sustentável dos recursos hídricos. O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, por meio da Resolução A/RES/47/193, de 21 de Fevereiro de 1993.

Serviço:

Dia de monitoramento da qualidade da água da bacia do rio Maguari-Açu
Data: 24.3.12 (sábado)
Concentração/local: Praça da Bíblia, na Cidade Nova, em Ananindeua.

Publicado em: 23.03.2012 15:00