Programa de atualização de técnicos de laboratórios da UFPA encerra na próxima segunda

Acompanhar as mudanças tecnológicas e sempre atualizar suas competências profissionais são obrigações de todo profissional, principalmente os envolvidos com trabalhos em laboratórios. Para ajudar neste processo, a Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit)/ Diretório de Desempenho e Desenvolvimento (DDD) / Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza o Programa de Atualização para Auxiliares e Técnicos de Laboratório.

O Programa, iniciado em agosto de 2011, capacitou profissionais dos Institutos de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), Tecnologia (ITEC), Ciências Biológicas (ICB), Geociências (IG) e Ciências da Saúde (ICS), dos Hospitais Universitários Bettina Ferro de Souza e Barros Barreto e de servidores dos campi de Abaetetuba, Breves e Cametá que atuam em atividades nas áreas de saúde, química e biológica.

Atualização – A coordenadora do Programa, Tania Vale, afirma que o objetivo principal da iniciativa é promover a reflexão sobre as atitudes do profissional perante suas atividades e sobre a inserção de novas tecnologias ao trabalho laboratorial.

“Os riscos deste trabalho são imensos, e nós buscamos sempre atualizar e preparar os servidores da UFPA com relação à segurança nos locais de trabalho, à preservação dos materiais de pesquisa, para evitar contaminações, entre outras medidas em prol de um trabalho cada vez melhor”, explica Tania.

Ainda segundo a coordenadora, uma das maiores vitórias do Programa foi receber quatro servidores de campi do interior. “Para nós, foi muito importante a presença deles, superando a dificuldade logística, mesmo com a UFPA custeando as passagens, para acompanhar até o fim os seis cursos do Programa”, diz ela.

Mesa-Redonda – Para encerrar o Programa de Atualização, nesta segunda-feira, dois de abril, será realizada uma mesa-redonda com o tema "Qualidade dos Laboratórios da UFPA: Avanços e Perspectivas", no Auditório Rio Guamá, no prédio do Capacit, localizado no Campus Básico da UFPA.

Os participantes da mesa serão o professor Cláudio Nahum Alves, sobre controle de qualidade; o professor Davi do Socorro Brasil, falando de boas práticas em laboratórios; o professor Waldinei Rosa Monteiro, sobre capacitação técnica; e o técnico da UFPA, Gabriel Oliveira, dialogando sobre o sistema de qualidade dos laboratórios.

Tania Vale aponta o valor do trabalho em conjunto para a conquista da excelência. “Cada um deve fazer a sua parte. O Capacit e os demais órgãos da UFPA promovem conhecimento, atualização e novas atitudes que evitem erros, dos mais simples aos mais complexos. Todos, de diretores a servidores, devem colaborar para este sucesso esperado.”

Serviço:

Mesa-Redonda: Qualidade dos Laboratórios da UFPA: Avanços e Perspectivas
Data: 2 de abril
Hora: 14h
Local: Auditório Rio Guamá (Prédio do Capacit, Campus Básico da UFPA, próximo ao Portão 2, Bairro do Guamá).
Entrada franca.

Texto: Gustavo Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA