Inscrições para Edital da I Feira de Ciências do Instituto de Geociências da UFPA vão até 30 de abril

Está disponível o Edital da I Feira de Ciências do Instituto de Geociências (IG) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Para participar, os alunos interessados deverão se inscrever no site www.cienciapara.ufpa.br, até o dia 30 de abril.

Com o tema "Despertando talentos em petróleo, gás e biocombustíveis", a Feira tem o objetivo de despertar o interesse científico em estudantes, estimulando sua criatividade e inovação. Serão apresentados 100 trabalhos técnico-científicos realizados por alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, dos ensinos médio e técnico de escolas públicas e particulares de Belém. Os trabalhos deverão ser orientados por professores de Ciências, Biologia, Física, Química e de áreas semelhantes.

A professora Renata Hidalgo, organizadora da Feira e pesquisadora-visitante da Agência Nacional de Petróleo (ANP), diz que o evento é muito importante para promover o exercício da criatividade e da construção de um raciocínio crítico, habilidades fundamentais para o exercício de qualquer profissão. “Para os estudantes dos ensinos médio e técnico, pretende-se, também, oferecer a área do petróleo como uma opção de carreira profissional e, principalmente, incentivar a continuidade dos estudos como meta para a conquista de melhores oportunidades.”, continua.

Seleções – Cada professor poderá inscrever até três alunos. Serão selecionados 100 trabalhos divididos em três categorias: a primeira, de alunos do 1º ao 4º ano; a segunda, de alunos do 5º ao 9º ano; a terceira, de alunos que cursem os ensinos médio ou técnico. Os alunos selecionados serão aqueles que conseguirem o maior número de pontos em seus resumos, os quais serão analisados nos quesitos criatividade, experimentação e exequibilidade.

O resultado com os selecionados será divulgado no dia 7 de maio, também no site www.cienciapara.ufpa.br. A I Feira de Ciências acontecerá no dia 10 de agosto, no Centro de Eventos Benedito Nunes, da UFPA, a partir das 8h. Para a apresentação de trabalhos, os selecionados deverão comparecer acompanhados pelo seu professor-orientador, responsável pela execução do projeto.

Prêmios – Os três primeiros classificados, que cursam do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, ganharão microscópios, enquanto os três primeiros classificados dos ensinos médio e técnico ganharão notebooks, assim como todos os professores-orientadores. Além disso, os 16 primeiros classificados na terceira categoria – ensinos médio e técnico – receberão uma Bolsa de Iniciação Científica pelo CNPq, no valor de R$100,00, durante um ano. Neste período, os alunos participarão de palestras; aulas práticas e cursos voltados para a investigação científica; gerenciamento de projetos e liderança.

“Pretende-se que a Feira seja um evento proliferador de ideias e talentos e, acima de tudo, que mostre a cada aluno, premiado ou não, o seu grande potencial e a importância de dar continuidade aos seus estudos para a conquista de seus objetivos.”, afirma a professora Renata.

Parcerias - A I Feira de Ciências conta com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além de ter o apoio de alguns grupos de pesquisa, como o Grupo de Análise de Bacias Sedimentares da Amazônia (GSED) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Geociências da Amazônia (INCTGEOCIAM).

Clique aqui para acessar o Edital.

Texto: Paloma Wilm – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 01.04.2012 08:30