UFPA oferta 322 oportunidades de intercâmbio

Estão abertas as inscrições para vários programas de mobilidade estudantil na Universidade Federal do Pará (UFPA). Viajar para China, estudar em Portugal, morar nos Estados Unidos ou conhecer melhor a própria Amazônia são as opções disponíveis para os universitários da Federal Paraense. Cada programa tem prazos, regras e documentos específicos para inscrição, mas o prazo final para se candidatar a uma das vagas termina entre os dias 16 e 26 de abril e, juntos, os programas ofertam 322 oportunidades de intercâmbio.

Até o dia 16 de abril, estão abertas as inscrições para estudantes dos cursos de licenciaturas da UFPA para cursarem parte de sua graduação em universidades lusitanas. Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, pretende apoiar até 280 alunos de universidades brasileiras este ano. Acesse aqui o edital.

Quem desejar conhecer melhor a própria Amazônia pode participar do Programa Amazônia 2020, o qual incentiva o intercâmbio de estudantes de graduação entre instituições de ensino superior da região. As inscrições vão até o dia 23 de abril. Para mais detalhes da seleção, clique aqui.

O segundo edital do Programa Ciências sem Fronteiras está com as inscrições abertas até o dia 26 de abril. O Programa oferece graduação "sanduíche", que consiste na permanência do aluno em uma instituição de ensino superior estrangeira por um período de seis a 12 meses cursando sua graduação. Mais detalhes, aqui.

Já as inscrições para o Programa Santander Universidades “Bolsas Ibero-Americanas para estudantes de graduação da UFPA”, ano 2012, vão até o dia 13 de maio. O Programa oferta dez bolsas, cada uma no valor de três mil euros, para estudantes graduandos da Universidade, permitindo que realizem um semestre de intercâmbio em universidades parceiras da Espanha e de Portugal. Para saber mais, consulte aqui o Edital.

Por fim, o Programa Globalização – Interdependência sócio-econômica, política e ambiental: Um Intercâmbio educacional colaborativo, multidisciplinar e multicultural entre os Estados Unidos e o Brasil inscreve até o próximo dia 20 para oportunidades de bolsas na Michigan State University (MSU), dos Estados Unidos. Para acessar o edital, clique aqui

Texto: Núcleo de Imprensa e Informação – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 16.04.2012 14:00