SIGAA possui portal dos professores, dos alunos e dos cursos

O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), desenvolvido para gerenciar as atividades dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, já está em funcionamento. O SIGAA faz parte do Sistema Integrado de Gestão (SIG), junto com mais dois submódulos, o Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) e o Sistema Integrado de Gestão de Planejamento e de Recursos Humanos (SIG-RG).O SIGAA começa a substituir o antigo Sistema de Informação para o Ensino (SIE), utilizado pela UFPA desde 2006.

Desde o final de janeiro, o Centro de Tecnologia e Informação da UFPA (CTIC), juntamente com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da UFPA, vem trabalhando na implantação do SIGAA. O Sistema possui portal dos professores, dos alunos e dos cursos, traz novas funcionalidades para os docentes, discentes e coordenadores, tornando-se, assim, o responsável pela gestão das atividades acadêmicas.

“A primeira grande vantagem é que o Sistema pode ser acessado de qualquer lugar e garante que as informações alimentadas componham, automaticamente, a página do programa de pós-graduação, da faculdade, entre outros. Ou seja, a informação está em tempo real para o aluno. O aluno pode realizar, online, matrícula e trancamento desta, como também pode obter seu histórico escolar via web”, diz a usuária do Sistema, professora Alessandra Lopes, do curso de Pós-Graduação de Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Para acessar – Não é necessário estar na UFPA para fazer uso do SIGAA, ele pode ser acessado de qualquer computador que possua internet e navegador. Coordenadores, vice-coordenadores e secretários terão login e senha próprios. Quem desejar acessar, mas ainda não possui login basta fazer o cadastro no próprio Sistema. “Agora, cada professor ou técnico terá sua página na internet e poderá apresentar à sociedade o desenvolvimento de suas atividades.”, afirma Alessandra.

Importância – Segundo a professora Alessandra, o novo sistema de gestão acadêmica é uma conquista importante para a UFPA, pois facilita a vida acadêmica do coordenador, do professor e do aluno. “Para mim, este é um grande passo da UFPA e já sou fã do Sistema. Ao utilizar o SIGAA, minha intenção é realizar a gestão acadêmica de forma mais ágil e transparente, pois todas as informações dele alimentam a página do Programa”, conta a professora.

Para acessar o Sistema, clique aqui.

Texto: Paloma Wilm – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes