Quatro alunos de graduação da UFPA e um professor da Instituição serão selecionados para o Top China

O dia 6 de maio é a data limite para quem quiser se inscrever no Programa Top China, de Mobilidade Internacional do Santander Universidades, para alunos de graduação de 20 universidades brasileiras. A edição 2012 do Programa manterá o tema “Urbanismo, Meio Ambiente e Sustentabilidade” e promoverá três semanas de curso a um grupo de 100 universitários, divididos entre as cidades de Pequim e Shangai, nas respectivas instituições de Peking University e Shanghai Jiao Tong.

A China está em franco desenvolvimento, sustentado em uma economia forte, na valorização da cultura e dos investimentos em educação. Uma nação que atrai os olhares do mundo, a qual alunos e professores da Universidade Federal do Pará (UFPA) terão a oportunidade de conhecer.

Em sua terceira edição, quatro alunos de qualquer curso de graduação da UFPA e um professor da Instituição serão contemplados com bolsas nas Universidades de Shanghai Jiao Tong e Pequim, nas áreas de Meio Ambiente e Urbanismo.  As bolsas duram três semanas, com viagem prevista para o dia 5 de julho. A inscrição para professores já se encerraram.

Requisitos - Para participar do Top China 2012, são necessários alguns requisitos básicos, como o mínimo de 40% da graduação completa na UFPA, fluência em inglês – idioma em que as aulas serão ministradas – e um alto desempenho acadêmico.
Vale ressaltar que as bolsas custearão as três semanas de curso, a hospedagem e a alimentação durante o período, além das passagens aéreas de ida e volta e passagem de trem bala entre Shanghai e Pequim.

Documentos necessários - Para a inscrição, alguns documentos são fundamentais: comprovante de matrícula, cópia do passaporte, histórico escolar, certificado de fluência em língua inglesa, Curriculum Lattes atualizado, carta de intenções do aluno e carta de recomendação de um professor da UFPA.

Os documentos devem ser entregues na sede da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), localizada no 3º andar do prédio da Reitoria da UFPA, no Campus do Guamá, ou na Travessa 3 de Maio, 1573, entre as avenidas Magalhães Barata e Gentil Bittencourt.

A seleção será realizada por uma Comissão de Avaliação da Prointer, e o resultado será divulgado até o mês de maio, no Portal da UFPA. O grupo selecionado viajará para a China, em 5 de julho de 2012, com todo o programa acadêmico estruturado pela instituição coordenadora do Top China 2012, a Universidade Federal do Rio de Grande do Sul (UFRGS), e com o apoio integral do Santander Universidades para deslocamentos, visto, hospedagem, alimentação e seguro.

Os interessados devem se cadastrar no site do Santander Universidade até 6 de maio de 2012.

Texto: Gustavo Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 28.04.2012 18:04