Inscrições abertas para os cursos de língua estrangeira do Projeto Universia

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universitec – Agência de Inovação Tecnológica da UFPA - reabriram, por meio do Projeto Universia, o edital para os cursos a distância de idiomas, voltados para os alunos de graduação da Universidade. Os cursos disponíveis são inglês, espanhol e mandarim (chinês), ofertados para alunos ingressantes nos anos de 2010, 2011 e 2012. As inscrições serão feitas até o dia 20 de maio, no site da Universitec.

Os cursos de língua estrangeira do Projeto Universia objetivam que os alunos compreendam palavras, nomes conhecidos e frases simples encontradas em cartazes e catálogos,  reconheçam expressões básicas relacionadas a si, a sua família e a todos aqueles que os rodeiam, escrevam postais, e-mails e participem de conversações simples.

Segundo o professor Mauro Magalhães, da Proeg, ao oferecer cursos de língua estrangeira, a UFPA “possibilita melhorias na comunicação básica das línguas ofertadas”, afirma. Os cursos de inglês, espanhol e mandarim terão recursos multimídia, como jogos, vídeos, correios eletrônicos, entre outros. Eles são estruturados em 10 módulos de seis horas de duração cada um, sendo constituídos de três unidades didáticas de estudo, dez testes de avaliação, uma ao final de cada módulo, e uma avaliação final.

O Projeto – O professor Mauro explica que o Universia é um projeto de proficiência em línguas estrangeiras, destinado à comunidade universitária, a alunos, a  professores e a técnicos. Ele é corporativo do Banco Santander e possui referência internacional, visando a uma responsabilidade social, sendo organizado em uma rede de 1.216 universidades espalhadas em 23 países da Ibero-América.

Inscrições – Ao todo, serão ofertadas 2.047 vagas. Alunos interessados em participar devem preencher a ficha de inscrição disponível no site da Universitec, escolhendo apenas uma língua estrangeira. Confira o edital, aqui.

Os alunos classificados no primeiro edital devem aguardar a segunda seleção e, só então, a Universitec fará a homologação dos classificados para dar início às aulas. A metodologia e a data de início das aulas serão divulgadas, posteriormente, pela Universitec.

Texto: Paloma Wilm – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 15.05.2012 19:00