EMUFPA oferece cursos de formação profissional

A Universidade Federal do Pará (UFPA), referência em graduação e pós-graduação na Amazônia, também dá oportunidades a quem busca o ensino profissionalizante, oferecendo cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), por meio das Escolas de Teatro e Dança (ETDUFPA) e de Música (EMUFPA), cujas pré-matrículas estão abertas até o próximo dia 16 de maio. Os cursos FIC fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (PRONATEC), do governo federal.

Na primeira chamada de pré-matrículas, o PRONATEC oferece, ao todo, 120 vagas, sendo 60 neste primeiro semestre, divididas, igualmente, entre os cursos FIC de Produção Cultural, com 200 horas de carga horária, e Regente de Bandas, com 170 horas. O público-alvo são estudantes de Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). São oferecidos aos participantes, além da bolsa, auxílio-transporte, alimentação e material didático.

Pronatec – Sancionado pela Presidenta Dilma Rousseff, em outubro de 2011, o Programa objetiva expandir o Ensino Profissionalizante e Tecnológico (EPT) no Brasil, democratizando a oferta de vagas e aumentando o número de profissionais capacitados em diversas áreas. Serão 5 milhões de vagas ofertadas até 2014, em iniciativas como a criação do Bolsa-Formação, a consolidação da Rede e-Tec Brasil e a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, da qual a UFPA faz parte.

Parceria – Segundo a vice-diretora da EMUFPA, professora Adriana Couceiro, coordenadora do PRONATEC na Universidade, a oferta de cursos surgiu a partir de um pedido da Diretoria de Ensino Médio e Profissionalizante da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para atender a uma grande demanda de estudantes da rede estadual de ensino.

"Para a Escola de Música da UFPA, o PRONATEC representa uma grande oportunidade de qualificação técnica e acesso ao mercado profissional para alunos da rede pública e para os trabalhadores brasileiros”, afirma Adriana, que exalta a iniciativa como instrumento de desenvolvimento social.

Além da EMUFPA - que oferece, atualmente, cursos técnicos em instrumentos, com várias habilidades, em Canto e em Produção Musical -, a ETDUFPA também disponibiliza quatro cursos técnicos, para a formação de novos profissionais na área, os quais são Técnico em Ator, Técnico em Dança, Técnico em Figurino e Técnico em Cenografia.

Quanto à importância da Universidade não se restringir à graduação e também abrir espaço para o crescimento técnico e profissionalizante, Adriana enfatiza que “ao incentivar os programas voltados ao ensino técnico e profissionalizante, a UFPA também passa a atender a uma demanda de mercado em expansão em nosso país”, reforçando o caráter formador da Instituição.

Inscrições – Para fazer a pré-matrícula, o candidato deve ir a uma das escolas da rede SEDUC até o dia 16, e as matrículas na EMUFPA serão realizadas entre os dias 22 e 25. Mais informações na Escola de Música (Av. Conselheiro Furtado, nº 2007, bairro Cremação), pelos telefones: (91) 3242-6233 e 3242-6240, ou pelo site da EMUFPA.Haverá uma segunda chamada, entre os dias 30 de maio e 1º de junho. As aulas começam no dia 4 de junho.

Texto: Gustavo Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA

Fotos: Alexandre Moraes