Sai o resultado do Edital 08/2012 do Ciência sem Fronteiras

Um total de 123 alunos da Universidade Federal do Pará foram pré-selecionados para o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), do governo federal, para cursar parte de sua graduação em universidades estrangeiras. Esse é o resultado da homologação das candidaturas ao Edital 08/2012, lançado, conjuntamente, pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), de Relações Internacionais (Prointer) e de Ensino de Graduação (Proeg) da UFPA. Para conferir o resultado, clique aqui.

Os discentes pré-selecionados  pela  UFPA  serão,  na  próxima  etapa,  avaliados  pelo  Programa Ciência sem Fronteiras,  com vistas à definição acerca da realização do estágio no exterior. Diferentemente do Edital 07, que também teve o resultado da pré-seleção divulgado recentemente (clique aqui) e que se referia somente a  bolsitas de Iniciação Científica, o Edital 08/2012 teve ampla concorrência. Ao todo, 144 estudantes da UFPA submeteram candidatura cumprindo os requisitos do Edital.

A seleção levou em conta as seguintes áreas do conhecimento: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologia de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria  Criativa  (arquitetura,  design, Software, jogos de computadores, publicação eletrônica, publicidade, filme, vídeo, fotografia, música, dança, teatro, televisão, rádio, editoração); Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva e Formação de Tecnólogos.

Próximas etapas - O próximo passo aos pré-selecionados será aguardar o comunicado  do Ciência sem Fronteiras sobre o resultado de suas candidaturas. Se aprovado, o estudante deverá providenciar o visto para o país de destino e a documentação para o embarque. Serão aprovados alunos para a realização de estágio no Canadá, Austrália, Holanda, Coreia do Sul, Bélgica, Portugal e Espanha. O Programa é destinado a estudantes de ensino superior em todo o Brasil. Por isso, o número de candidatos a ser selecionado em cada Instituição dependerá da disponibilidade orçamentária do CsF e da possibilidade de absorção das candidaturas pelas intuições de ensino estrangeiras.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, professor Emmanuel Tourinho, o estudante de graduação que participa de programas de intercâmbio volta à Instituição com maior preparo, devido à experiência internacional em universidades de ponta, tendo maior facilidade, inclusive, para ingressar em programas de pós-graduação bem estruturados. “Quando há troca de conhecimento e trânsito de informações, há enriquecimento do ambiente cultural das universidades e isso se reflete na formação dos alunos”, sintetiza o pró-reitor.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 16.05.2012 18:00