Professores selecionados no Parfor são convocados para habilitação

A Universidade Federal do Pará convoca os professores da Educação Básica da rede pública selecionados para o Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) a fazerem a habilitação na Instituição, nos cursos oferecidos para o segundo semestre de 2012. A habilitação (entrega de documentos) será realizada de 28 de maio a 20 de junho, no horário das 8h às 13h, nos locais discriminados no Edital.

Para o segundo semestre de 2012, o Parfor/UFPA oferece 1.720 vagas, em 43 turmas dos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais, Física, Matemática, Pedagogia, Letras/Português, Educação Física, História, Espanhol, Inglês, Dança e Artes Visuais. A novidade da Instituição nesta etapa é a implantação de polos nos municípios de Ipixuna do Pará, Colares, Rurópolis, Porto de Moz, Medicilândia e Novo Repartimento.

Os professores selecionados precisam comparecer aos locais nas datas divulgadas no Edital e apresentar toda a documentação necessária para efetivar sua vinculação com a Instituição. Os que não comparecerem vão perder a vaga, que será novamente ofertada, em uma repescagem, aos professores que ficaram fora da seleção.

Documentação - O candidato aprovado no Parfor 2012/2 deverá apresentar original e cópia dos seguintes documentos: comprovante de residência; CPF; cédula de identidade (RG); título de eleitor (para maiores de 18 anos); prova de que está em dia com as obrigações militares (para homens maiores de 18 anos); histórico escolar do Ensino Médio; certificado de conclusão do Ensino Médio ou diploma de conclusão do Ensino Técnico Integrado ao Médio ou documento que comprove a efetiva conclusão do Ensino Médio; formulário de atualização de dados cadastrais devidamente preenchido, disponível na página eletrônica do CIAC; 1 (uma) foto 3 x 4 recente e de frente; contracheque do mês imediatamente anterior, para professores efetivos ou temporários da rede pública municipal ou estadual do Estado do Pará.

Para professores em regime de Contrato Temporário em municípios onde não é emitido contracheque, será exigida a apresentação de uma declaração assinada pelo secretário de Educação do município. Esta declaração deve informar que o professor está vinculado, constar o cargo e atestar que ele está no exercício da docência.

Parfor – O Plano é o resultado da ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), de Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e das Secretarias de Educação dos Estados e Municípios. “O Parfor tem o objetivo de formar professores que não têm formação adequada, seja ministrando aulas de disciplina diferente da sua formação, seja não tendo o diploma de graduação”, explica Márcio Nascimento, coordenador geral do Parfor na UFPA. O Plano oferece licenciaturas a professores da rede pública estadual e municipal de ensino, gratuitamente. Para participar do Parfor, os professores devem estar em exercício da docência e dentro dos critérios para seleção.

Para ministrar as aulas a esses “professores-alunos”, as IPES convidam os professores universitários para irem até os municípios executar o Projeto Pedagógico criado para cada curso. Os cursos, em sua maioria, têm a duração de quatro anos e ocorrem no período em que os professores estão em recesso de suas atividades na escola (janeiro, julho). Ao final da graduação, os alunos receberão diploma de curso superior.

A UFPA oferece 21 cursos no Parfor: Arte/Teatro; Arte/Dança; Artes Visuais; Arte/Música; Ciências Naturais; Biologia; Educação Física; Espanhol; Física; Filosofia; Geografia; História; Inglês; Língua Portuguesa; Matemática; Pedagogia; Química; Sociologia; Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens; Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Ciências Naturais e Licenciatura em Educação do Campo.

Veja aqui a relação completa, com datas e locais onde serão realizadas a habilitação,

Veja aqui a listagem completa dos professores selecionados.

Texto: Thaís Rezende - Assessoria de Comunicação do Parfor / UFPA.

Publicado em: 21.05.2012 18:00