Proplan e Prointer discutem intercâmbio com universidade norte-americana

Proplan e Prointer discutem intercâmbio com universidade norte-americana.
Intercâmbio Universitário foi o tema da reunião realizada, nesta quarta-feira, 13, entre Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) e representantes da Bluefield College, localizada no Estado da Virgínia, nos Estados Unidos. A intenção é que seja celebrado um convênio entre as universidades para promover o intercâmbio de professores e estudantes e, em especial, na área de esportes , setor com o qual a Universidade desenvolve vários projetos  sociais, a fim de  contribuir para a formação  integral do estudante.

Também foram convidados para a sessão a Faculdade de Educação Física (Faed), de Belém e de Castanhal; a Secretaria de Esporte e Lazer (Seel) e o Instituto de Artes do Pará (IAP), representando o governo do Estado; o clube Assembleia Paraense e as Federações Paraenses de Vôlei, Basquete e Futebol.

Na reunião, foram mostradas atividades desenvolvidas pela UFPA e pela Bluefield College em suas diversas áreas de atuação e no que tange ao desporto universitário. A ideia é que também seja promovido um intercâmbio cultural, explicou a representante da instituição de ensino norte-americana, Sandra Lima Argo. “Nossa ideia é iluminar o esporte universitário. Notamos que, no Brasil, os estudantes do ensino médio focam muito no vestibular, na competição acadêmica, e perdem a motivação para o esporte. Com o convênio que podemos celebrar, será dada a oportunidade para os atletas se profissionalizarem e concluírem a graduação, ou pelo menos cursarem semestres na Bluefield College”, ressaltou.

O representante da Bluefield College , R. Trent Argo, enfatizou que o motivo principal de sua visita ao Brasil é  abrir caminhos para que seus estudantes conheçam outras realidades  e tenham outras experiências em suas áreas acadêmicas, bem como promover sua universidade a fim de que seja um destino para alunos de outros países realizarem um intercâmbio.

A partir desta quinta-feira, dia 14, será constituída uma agenda de ações a serem implementadas até o mês de novembro, quando o reitor da Bluefield College deverá visitar a UFPA para a assinatura e a celebração do convênio entre as duas instituições.

Texto: Thaís Braga – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Assessoria de Comunicação da UFPA