Proex divulga resultado preliminar do Programa Bolsa Permanência

Já está disponível o resultado preliminar do Programa Permanência de 2012,  concedido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (Daie). A ação visa proporcionar aos estudantes de graduação da UFPA, da capital e do interior, condições básicas para a continuidade da suas atividades acadêmicas, como custos com moradia, alimentação, transporte, aquisição de material didático, entre outros. Confira o resultado preliminar aqui.

Para o Programa Permanência, são 1.250 auxílios, no valor mensal de R$ 310,00, totalizando R$ 387.500,00 por mês e R$ 4.650.000,00 ao ano. No mesmo edital, são ofertados 200 “Auxílios Moradia”, no valor mensal também de R$ 310,00, totalizando R$ 62 mil ao mês e R$ 744 mil ao ano; e as Bolsas de Apoio à Atividade Acadêmica, em um número total de 40 bolsas, no valor de R$ 360,00 por mês, com custo mensal de R$ 14.400,00 e custo anual de R$ 172.800,00.

Rigor - Os candidatos passaram por um rigoroso processo de seleção, que consiste na avaliação de documentos, como comprovante de residência, histórico escolar, bem como apresentação da última fatura do consumo de energia elétrica do endereço onde o aluno reside. Esses documentos foram entregues durante o período de inscrição, ocorrido entre fevereiro e março deste ano.

Importância para UFPA - O diretor da Daie, professor José Maia, diz que a Bolsa Permanência é de extrema importância para a UFPA. “Desde 2009, o Programa tem garantido a permanência e a diplomação de milhares de alunos de graduação, os quais, sem o referido programa, não teriam condições, muitas vezes, de se manter na UFPA. O mesmo acontecerá com os alunos que vão renovar seus auxílios ou recebê-los pela primeira vez.”

O professor adianta que os pré-selecionados no resultado preliminar são em número superior ao de auxílios ofertados, uma vez que cabem, ainda, recursos e denúncias, que podem levar a inclusões ou exclusões, aumentando ou diminuindo os números de alunos deferidos e indeferidos, portanto aptos ou não aos auxílios e bolsas. “Após análise dos recursos e das bolsas, conforme pontuação prevista no Edital, serão definidos os alunos beneficiados e os que irão compor o cadastro de reserva”, conclui.

Até esta etapa do processo seletivo, a equipe técnica avaliadora dos processos identificou que 1.617 dos 5.600 candidatos inscritos, estão aptos a receber o auxílio. Os candidatos considerados não aptos a participar do programa poderão apresentar recurso solicitando revisão do seu processo. A lista preliminar apresenta os nomes dos candidatos deferidos e os indeferidos. O resultado final será divulgado após análise dos recursos até 31 de julho de 2012.

Cronograma - Devido às dificuldades logísticas e ao grande número de processos de estudantes que solicitam concessão de auxílios, algumas datas do processo seletivo das concessões de bolsas e auxílios foram modificadas: resultado preliminar  (5 de julho); recebimentos de recursos - até 72 horas, a partir da data e da hora de divulgação do resultado preliminar; avaliação dos recursos (9 a 18 de julho); resultado final  (até 31 de julho de 2012); Pagamento do auxílio ( até 15 dias úteis de cada mês).

Auxílio – O Programa Permanência da UFPA tem como objetivo concessão de auxílio financeiro a estudantes de  cursos de  graduação da UFPA, em regime presencial extensivo (regular), que ingressaram via Processo Seletivo (PS/UFPA), selecionados conforme critério socioeconômico, para custeio pessoal e parcial com moradia, alimentação, transporte e material didático-pedagógico, durante o período de 12 (doze) meses, no sentido de promover sua permanência durante o tempo regular do seu curso.

Confira aqui o resultado preliminar.

Para mais informações, consulte o edital aqui.

Texto: Helder Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moares