UFPA implanta ações sustentáveis para a proteção do meio ambiente

Buscando novas formas de proteger o meio ambiente, a Universidade Federal do Pará (UFPA) está implementando algumas ações para diminuir a poluição e conscientizar a comunidade universitária. Algumas ações são gerenciadas pela Prefeitura da Cidade Universitária, como a Coleta Seletiva Solidária, que foi implantada em 2009 e continua em funcionamento, como também ações que são resultado do Seminário Amazônia+20, como a substituição de copos descartáveis por ecopos.

Segundo Lúcia Almeida, da Coordenação de Meio Ambiente da Prefeitura, para fazer algo em direção à proteção ambiental, “as pessoas precisam estar motivadas. Para isso, é preciso que uma nova estrutura organizacional seja criada pela Administração Superior da UFPA que dê conta de disseminar procedimentos internos em todas as Unidades Acadêmicas e Administrativas. A Prefeitura gerencia as áreas externas da cidade universitária e vem trabalhando para que essas Unidades promovam suas ações internas”.

Copos – Uma ação que já está sendo praticada na universidade é a substituição de copos plásticos descartáveis. Lúcia Almeida conta que já existem projetos para a redução dos copos. “A ação é no sentido de fazer campanhas de copos permanentes. Na Prefeitura, por exemplo, estamos procurando implantar a utilização utilizando apenas copos e pratos de vidro. Queremos também criar um projeto em parceria com o Restaurante Universitário (RU), para que lá haja a redução dos copos descartáveis”, afirma Lúcia.

Ainda no sentido de reduzir os copos descartáveis, o Seminário Amazônia+20, realizado em maio de 2012, na UFPA, propondo novas políticas sustentáveis para a universidade, distribuiu copos sustentáveis: “Amazon ecopo, tome essa atitude 100% ecológica”, os quais estão disponíveis no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), na UFPA.

Coleta Seletiva – A Coleta Seletiva Solidária, implantada em 2009, possui 29 postos de coleta de resíduos espalhados por pontos estratégicos da universidade. Além desta ação da Prefeitura, há planos de promover o Bate-Papo Ambiental, feito em 2008 e 2009. A intenção de retomá-lo é tentar sensibilizar a comunidade universitárias à partir das Unidades sobre a importância de tais ações.

Além dessas ações, Lúcia Almeida conta que o link da Coordenação de Meio Ambiente no novo site da Prefeitura, que deverá ser lançado ainda esse ano, planeja tratar sobre vários assuntos relacionados ao meio ambiente, bem como datas comemorativas e curiosidades com o objetivo de criar mais um canal de conhecimento.

Texto: Paloma Wilm – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Mácio Ferreira, Anne Costa e Alexandre Moraes

Publicado em: 09.07.2012 18:00