Inscrições abertas para Seminário do Parfor

“Educação do educador na UFPA – O Parfor Pedagogia: perspectivas e desafios”. Este é o tema que norteará os debates do I Seminário do curso de Licenciatura em Pedagogia, o maior em número de turmas do Parfor. O evento acontecerá nos dias 10 e 11 de agosto de 2012, no Centro de Convenções Benedito Nunes, em Belém.

As inscrições para participar do encontro podem ser feitas até o dia 30 de julho, no site do Parfor Pedagogia. Os professores-formadores e os professores-alunos dos cursos de Pedagogia poderão enviar artigos e experiências. O material será incluído no  livro-resumo do evento.

Atualmente, o curso de Pedagogia do Parfor UFPA é o maior do Plano, em âmbito nacional, possui 65 turmas e tem quase 2 mil professores em formação no Pará. A organização do encontro estima que cerca de 400 professores alunos participem do evento, importante para agregar conhecimentos para a formação docente de Pedagogia.

O objetivo é reunir os participantes do Parfor em todo o Estado, promovendo um momento propício para balanço entre todos os envolvidos na implementação das ações do Parfor Pedagogia no Pará. O encontro viabilizará espaços para que ocorram discussões, debates, análises e críticas, apontando para os desafios e as tendências que perpassam o cotidiano do Parfor.

Serão processados, durante a realização das atividades de cada dia, mediante expressão oral e depoimentos sobre as impressões dos participantes, uma ficha técnica correspondente à indicação de resultados programados e o perfil do produto alcançado à disposição desses depoimentos no quadro de avaliação.

Apresentações - Os trabalhos deverão constituir-se de projetos, atividades ou relatos de experiências, propostos por professores-formadores e professores-alunos do Parfor/Pedagogia. Os trabalhos deverão observar as indicações técnicas da ABNT, os critérios e os prazos fixados pela comissão organizadora do encontro.

Como pôsteres, serão apresentadas as experiências de professores-alunos e professores-formadores do curso de Pedagogia/Parfor. Os trabalhos inscritos para as sessões de pôster devem observar as seguintes normas: dimensão de 1,20m de altura, por 80 cm de largura; devem conter título, nomes dos autores, instituição e endereço, introdução, material e métodos, resultados, conclusões e referências.

As comunicações e os pôsteres, ao serem enviados para o encontro, devem indicar um dos seguintes Grupos de Trabalho: professores-formadores e professores-alunos podem submeter relatos de experiência, projetos, ações ou práticas pedagógicas realizadas individual ou coletivamente no âmbito da Educação Básica.

O texto completo dos relatos de experiência devem conter entre 5 e 10 laudas e apresentar o seguinte roteiro: identificação, objetivos, metodologia, público envolvido, desenvolvimento e impactos.

O Comitê Científico será responsável pela análise e seleção dos trabalhos, por meio dos resumos que serão apresentados sob a forma de pôster ou de relatos de experiências. Até o dia 3 de agosto, será divulgada uma listagem contendo os nomes dos autores e os títulos dos trabalhos selecionados.

Texto: Thais Rezende - Assessoria de Comunicação do Plano Nacional de Formação de Professores/ UFPA

Publicado em: 21.07.2012 09:00