Seminário de Segurança das Instituições de Ensino Superior será na UFPA

Belém foi a cidade eleita para sediar a 21ª edição do Seminário de Segurança das Instituições de Ensino Superior Públicas, que ocorrerá de 26 de novembro a 1º de dezembro, no auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Objetivando organizar o Seminário, a Coordenação Nacional e Local de Segurança realizou um encontro nesta quarta-feira, 29, no auditório da Reitoria da UFPA, que reuniu membros da segurança das instituições de todo o país.

A mesa do Seminário foi composta pelo integrante da Comissão Organizadora do Seminário na UFPA, José Sampaio; pelo representante da Direção da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra), Francisco de Assis; pelo representante da Universidade de Brasília, Juraci Souto; pelo representante da Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (Cut-RS), Mozart Simões; pela representante da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Kátia da Conceição; e pelo assessor de Segurança da UFPA, Francisco Lima. Além deles, membros das Universidades Federais do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, de Pernambuco, do Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais e de Goiás estavam presentes, para debater a programação do evento.

“Dessas reuniões, saem algumas medidas. É o momento de levar experiências, discutir e, a partir disso, criar soluções que são espelhadas em todo o Brasil. O Seminário serve para o aprimoramento do serviço dos seguranças, para discutir os problemas que são comuns em várias universidades. É um prazer para a Universidade realizá-lo aqui”, ressalta Paulo Sette Câmara, diretor de Segurança da UFPA.

O Seminário – Francisco Lima explica que o Seminário acontece anualmente, sendo sediado sempre em uma cidade nova. “Temos uma Comissão Nacional de Segurança das Instituições de Ensino Superior, que envolve universidades, faculdades e antigas escolas técnicas públicas. Nesta comissão, discutimos a problemática da segurança, bem como a formação profissional, técnica e intelectual. Com isso, nos organizamos anualmente, no Seminário, para debater os assuntos relacionados à segurança das instituições e à segurança pública”, afirma Francisco.

“Debatemos tudo aquilo que é de interesse da sociedade. A academia é transmissora de conhecimentos, ela reproduz e transmite informação, então, ela tem importância na sociedade. Discutir a problemática da segurança dentro das universidades não é suficiente. Nós temos que discutir a segurança pública, pois a violência não surge a partir das escolas, a partir das universidades, elas entram nestas. Não adianta combater a violência a partir da universidade e ter o melhor serviço de segurança, se os estudantes, professores e funcionários saem daqui e não têm nenhuma segurança para chegar em suas casas”, conta Francisco Lima.

Os organizadores esperam, no Seminário, a participação de cerca de 300 vigilantes e seguranças de todo o país, distribuídos em painéis informativos e palestras, ao longo dos seis dias de evento. Além deles, qualquer pessoa que esteja interessada poderá participar como ouvinte. “A segurança não é algo fechado, ela envolve a todos. Portanto, qualquer um pode participar, só não poderão votar nas deliberações, que serão decididas pelo pessoal da própria categoria de seguranças”, fala o pró-reitor de Administração, professor Edson Ortiz.

Segundo o pró-reitor, que estava presente à reunião, ela é muito importante, pois é o momento de apresentar “os problemas que estamos vivenciando no dia a dia da Universidade. Assim, nós temos mais oportunidade de mostrá-los para a comissão, bem como observar os problemas de outras regiões, para que estes assuntos sejam discutidos no Seminário.”

Na quinta-feira, 30, haverá outra reunião com a Comissão Organizadora. Esta acontecerá em Abaetetuba, para que os membros conheçam a realidade do Norte e do Campus do interior.

Texto: Paloma Wilm – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Laís Teixeira

Publicado em: 29.08.2012 18:00