Cerimônia abre programação pelos 110 anos da Faculdade de Direito
As comemorações pelos 110 anos da Faculdade de Direito no Pará tiveram palestra de abertura, realzada nesta quarta-feira, 29. O encontro, realizado no Auditório Prof. José Vicente Miranda, do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA), reuniu alunos, professores, magistrados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o desembargador do Tribunal de Justiça Eleitoral do Pará (TJE-PA), Milton Augusto Nobre.
Estiveram presentes à cerimônia o professor Antônio José de Mattos Neto, diretor do ICJ; o pró-reitor de Planejamento, Erick Pedreira, representando o reitor Carlos Maneschy; o diretor-adjunto do ICJ, José Heder Benatti; o diretor da Faculdade de Direito, Francisco Freitas; o presidente da Academia Paraense de Letras (APL), Alcyr Meira; a advogada representante da OAB, Dra. Ângela Sales; o representante do Centro Acadêmico de Direito Edson Luís, Afonso Furtado.
Palestra – O desembargador lembrou o passado homenageando os professores aposentados, que ajudaram a construir a história da Faculdade, e destacou a humildade dos cientistas, na busca por certezas. Em sua palestra, Milton abordou diversos temas, como a judicialização excessiva de conflitos de interesse no Brasil, os custos do Poder Judiciário e a previsibilidade das decisões jurídicas.
Passado e presente – O diretor do ICJ disse estar plenamente realizado por comemorar os 110 anos da Faculdade de Direito, que vem alcançando grandes marcas ao longo dos anos, no cenário do Direito brasileiro. “Nós estamos reunidos, aqui, não apenas para celebrar a história, mas também precisamos comemorar e festejar o trabalho que realizamos aqui, que nunca para”.
O curso de Direito da UFPA recebeu, em 2011, cinco estrelas, segundo o Guia do Estudante, publicação referência em avaliação do ensino superior no Brasil. Outras conquistas também foram lembradas: “Somos um dos 99 cursos no País recomendados pela OAB; a Pós-Graduação em Direito do ICJ tem nota 5 da CAPES, em uma escala de 7; o nosso percentual de aprovação no exame da Ordem é quase o dobro da média nacional. Essas são amostras de que nós sempre trabalhamos em busca da excelência e de que estamos no caminho certo”, diz o professor Antônio José Matos.
Programação – Nesta quinta-feira, dia 30, a Excelentíssima Ministra do Tribunal Superior de Justiça, Eliana Calmon, ministrou uma palestra, dentro da programação do evento. No dia 31, às 18h, o livro Direitos Humanos e Democracia Inclusiva, organizado pelos professores Antonio José de Mattos Neto, Raimundo Santana e Homero Lamarão, será lançado na Livraria Saraiva, do Shopping Boulevard, no bairro Reduto. Além disso, a Exposição “Retratos do Direito”, que mostra 16 obras do Museu da UFPA, retratando grandes figuras do Direito, será exibida no hall do ICJ, até o mês de novembro.
Leia também:
ICJ comemora 110 anos da Faculdade de Direito
Texto: Gustavo Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes
Últimas Notícias
- UFPA realiza Aula Inaugural do curso de doutorado em Inovação Farmacêutica
- Apresentação do Sistema de Bibliotecas da UFPA começa nesta terça
- Inscrições para o IX Simpósio de Cognição e Artes Musicais
- PET de Engenharia Mecânica abre inscrições para bolsistas
- Grupo Includere realiza evento na UFPA
- Obra "A Trajetória de Bettina Ferro..." será lançada na UFPA
- Representantes da UFPA e Fapespa participam de reunião
- Mostra Cinema e Trabalho na UFPA: três filmes para pensar
Mais Visitadas
- Inscrições para ENEM 2013 vão até 27 de maio
- Oportunidade para bolsas de estudo no Japão
- Progep e Capacit ofertam quase 10 cursos a distância para capacitar servidores
- Faculdade de Computação oferta cursos de capacitação em informática
- Edital Navega Saberes abre inscrições para bolsas
- Comunidade acadêmica aprova cardápio do RU da UFPA
- Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo Especial para o curso de Licenciatura em Física
- ICED promove evento sobre Educação Ambiental