Inscrições para o "vestibulinho" e Mobin começam no dia 13

A Comissão Permanente de Processos Seletivos (Coperps) torna público o edital para o Processo Seletivo de Mobilidade Acadêmica. Os interessados em participar do Programa de Mobilidade devem se inscrever no site do Centro de Processos Seletivos ds UFPA (CEPS), a partir das 14h do dia 13 de setembro, até as 12h do dia 1° de outubro. O valor da taxa de inscrição é de R$45,00. A prova será realizada no dia 11 de novembro, das 8h às 11h, horário de Belém.

O edital é constituído por dois tipos de mobilidade que objetivam ocupar vagas disponíveis nos cursos de graduação da UFPA: a Mobilidade Acadêmica Interna (Mobin) e a Mobilidade Acadêmica Externa (Mobex) - o popular “vestibulinho”. Para acessar o Edital, clique aqui.

Aqueles que estiverem inscritos no Cadastro Único para Problemas Sociais, do governo federal- (CadÚnico), podem requerer isenção total do pagamento da taxa de inscrição. O cartão de inscrição, que comprova a inscrição dos candidatos no concurso, estará disponível a partir do dia 10 de outubro, no site do CEPS. O cartão contém dados pessoais dos candidatos, número de inscrição, nome e código do curso escolhido, horário e local de realização da prova.

Mobex - A Mobilidade Acadêmica Externa é destinada a alunos de graduação de outras instituições, seja nacional, seja estrangeira, ou a portadores de diploma de curso de graduação. A Mobex disponibilizará 430 vagas para aqueles que possuam o mínimo de 25% das atividades curriculares de seu curso.

Mobin - A Mobilidade Acadêmica Interna é destinada aos alunos de graduação da UFPA que desejam mudar de curso. A Mobin disponibilizará 332 vagas para os estudantes que já tenham cursado o mínimo de 25% e um máximo de 75% da carga horária das atividades curriculares de seus cursos.

“O Programa de Mobilidade Acadêmica tem um papel muito importante na Instituição: preencher as vagas que ficam ociosas. Muitas dessas são resultados de transferência, desistência de curso e outras causas.  A Universidade entende que disponibilizar essas vagas faz parte de um compromisso social da Instituição em otimizar o uso das vagas disponíveis”, explica a diretora do CEPS, professora Marilucia Oliveira.

Cursos – A maioria dos cursos do Campus do Guamá e dos campi do interior oferta vagas para os Programas de Mobilidade. Entre eles, estão os cursos de Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Farmácia, Pedagogia, Educação Física, Cinema e Audiovisual, Direito, Ciência da Computação, Matemática, Física, Química, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. Para conferir a lista completa de cursos, clique aqui.

Seleção – A prova de seleção é constituída por 40 questões de múltipla escolha. Haverá cinco tipos diferentes de provas, cada uma representando uma área: Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Vida e da Saúde; Ciências das Humanidade I; Ciências das Humanidades II e Letras, Comunicação e Ciências das Artes. Segundo a professora Marilucia, os conteúdos das provas são relacionados com os conteúdos trabalhados do primeiro ano dos cursos de graduação. “Os conteúdos relativos a cada área estão disponíveis na página do CEPS”,  ressalta a professora.

Texto: Paloma Wilm – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes