Bolsas de Mobilidade Internacional do Santander prorroga inscrições

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) informa que foram prorrogadas as inscrições ao edital de seleção do Programa Fórmula Santander de Bolsas de Mobilidade Internacional até o dia 30 de setembro. Neste programa, serão selecionados três alunos de graduação da UFPA, os quais receberão uma bolsa no valor de R$ 12.458,50, equivalente a cinco mil euros, para fazer um intercâmbio de seis meses em universidades portuguesas e espanholas. Até agora, o Programa recebeu 5.840 inscrições, das quais, 136 da UFPA.

O Programa Fórmula Santander visa, por meio do intercâmbio, proporcionar o acesso às culturas estrangeiras. Os alunos selecionados serão direcionados para uma das universidades a seguir: Universidade de Algarve; Universidade de Aveiro; Universidade de Coimbra; Universidade de Lisboa; Universidade Nova de Lisboa; Universidade do Porto; Universidade Alicante; Universidade Autônoma de Barcelona; Universidade Castilla La Mancha; Universidade de Oviedo; Universidade Politécnica de Valência; Universidade de Salamanca e Universidade de Sevilha.

Requisitos – Para participar, os alunos devem estar matriculados em um curso de graduação da UFPA, assim como no período letivo de 2012, além de não poder possuir o programa trancado no ano de 2012. Os alunos devem estar cursando a partir do quinto semestre, à exceção do último ano, e devem possuir Coeficiente de Rendimento (CRG) superior ou igual a 8. Aqueles que participaram de outro programa de mobilidade para o exterior, mantido pela UFPA, ou que tenham obtido bolsas de edições anteriores do Programa de Bolsas Santander Universidades não poderão participar da seleção.

Inscrições – Os interessados devem fazer, até o dia 30 de setembro, a sua inscrição. Primeiramente, os alunos devem fazer uma inscrição online, por meio do site do Santander. Após isso, devem colocar em um envelope a cópia do comprovante de inscrição online, devidamente preenchido; histórico escolar da UFPA; Curriculum Lattes documentado; Plano de Estudos a ser desenvolvido na universidade conveniada, assinado por um professor efetivo vinculado ao curso em que o acadêmico se encontra; Certificado de Conclusão de Curso de Língua Estrangeira, conforme as exigências da instituição de destino; Carta de Recomendação personalizada e assinada por um professor da UFPA e Carta de Motivação assinada pelo aluno, explicando os motivos por que deseja uma vaga no Programa.

Esses documentos devem estar em um envelope lacrado, identificado com os dizeres PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER e serem entregues, até o dia 1º de outubro, das 8h às 11h e das 14h30 às 16h, na Prointer, localizada no terceiro andar do prédio da Reitoria da UFPA, Campus Guamá, em Belém.

O resultado final dos selecionados será divulgado até o dia 10 de outubro. As bolsas serão entregues aos alunos no dia 23 de novembro, no autódromo de Interlagos, em São Paulo – SP.

>> Acesse o edital aqui.

>> Clique aqui para acessar o Plano de Estudos do Fórmula Santander.

Texto: Paloma Wilm – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução