UFPA realiza concurso para preencher vagas de professores

A Universidade Federal do Pará (UFPA) realizará concurso para professor da Carreira do Magistério Superior, com o objetivo de preencher três vagas no quadro permanente de professores. O edital oferta duas vagas para a classe de adjunto e uma para a de assistente ou auxiliar. As oportunidades são para ministrar aulas nas áreas de Geofísica de Poços, Metodologia de Pesquisa das Ciências do Comportamento e Fotografia Cinematográfica: Estética, Teoria e Prática.  As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, na página do Centro de Processos Seletivos (CEPS) da UFPA.

Dos pré-requisitos para concorrer às vagas, será exigido do candidato a adjunto possuir título de doutor nas áreas de domínio estabelecidas pelo edital.  Já para preencher a vaga de assistente, será necessário que o candidato possua mestrado, e, para a de auxiliar, precisa ter Graduação em Cinema e/ou Audiovisual, Comunicação Social ou Artes Visuais. A remuneração será de R$ 7.627,02 para a classe de adjunto; de R$ 4.837,66, para a de assistente; e de R$ 2.872,85, para a de auxiliar, acrescida de outras vantagens.

Provas - O processo se constitui de prova escrita, didática e prática. Esta última será somente para os concorrentes do tema Fotografia Cinematográfica: Estética, Teoria e Prática. Também constam as avaliações de memorial e o julgamento de títulos, todas de caráter eliminatório e classificatório.  Para a prova prática, o candidato deverá informar os recursos necessários, caso a unidade para a qual prestará exame não os possua, ele deverá trazer seus próprios equipamentos.

O calendário com as datas e os locais de realização das provas serão disponibilizados no endereço eletrônico do CEPS. O resultado final do concurso será divulgado em até cinco dias úteis, após a realização da última prova.

Períodos e valores para inscrições – As inscrições para adjunto e assistente já começaram e ocorrem até às 18 horas do dia 22 de outubro, com taxas de R$ 100 e R$ 80, respectivamente. Para auxiliar, é até às 18h do dia 19 de novembro, com taxa de R$ 65. O boleto deverá ser pago no primeiro dia útil, após a inscrição, conforme é destacado no edital. Para a homologação das inscrições, o candidato deve comparecer à unidade de exame com toda a documentação exigida pelo concurso.

Os candidatos que desejam pedir isenção da taxa de pagamento  devem  estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e pertencer a famílias de baixa  renda. Para adjunto e assistente, o pedido deve ser feito até o dia 4 de outubro e para auxiliar, até 31 de novembro. Os resultados devem ser acompanhados no site do CEPS.

Compromisso com a Universidade - Para o pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), João Cauby de Almeida Júnior, o concurso “faz parte da expansão do quadro de docentes da Universidade e visa atender a demanda dessas áreas para as quais se abriu o edital. Para compor esse quadro, o concurso precisa assegurar a seleção de pessoas qualificadas para a Instituição e comprometidas com o papel da Universidade. Além da questão da qualificação, devem ser considerados, portanto, o compromisso e a compatibilização da experiência dos candidatos com os objetivos da Universidade, que é formar pessoas e desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, para transformar a realidade em que vivemos”, conclui o pró-reitor.

Serviço:
Edital 183/2012 de concurso para o preenchimento de vagas na carreira de magistério superior para quadro permanente de professor da UFPA.
Datas úteis:
>>Para as classes adjunto e assistente:
Inscrições: até 22 de outubro
Pagamento do boleto: 23 de outubro
Provas: entre os dias 29 de outubro a 9 de novembro de 2012
>>Para classe auxiliar:
Inscrição: até 19 de novembro
Pagamento do boleto: 20 de novembro
Prova: entre os dias 29 de novembro  a 9 dezembro de 2012
Para mais informações, confira o edital aqui.

Texto: Vitor Barros – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Mácio Ferreira