UFPA prorroga inscrições para o Processo Seletivo 2013

"É comum os candidatos deixarem para se inscrever na última hora. Alertamos apenas para que não percam os prazos para acessar o sistema de inscrição e para efetuar o pagamento. O ideal é fazer isso o quanto antes, evitando qualquer imprevisto, especialmente porque estamos muito próximos de datas importantes, como as Eleições e o Círio de Nazaré", orienta Marilucia Oliveira, diretora do Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps), órgão que organiza o concurso.

Este ano, a Instituição oferta 8.569 vagas em 179 graduações, distribuídas em 11 campi em Belém e no interior do Estado. Entre as novidades do próximo Vestibular, estão a criação de dois novos cursos de graduação e de dois novos tipos de reserva de vagas voltadas a pessoas de baixa renda e a estudantes quilombolas. São 4.128 oportunidades de ingresso no ensino superior na capital; 3.420, nos campi do interior do Estado e outras 1.021, por meio do seu Sistema de Inclusão. A primeira fase do Processo Seletivo é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 3 e 4 de novembro. E a segunda fase é a prova da UFPA, agendada para o dia 9 de dezembro, das 14h às 18h.

Candidatos têm novos cursos para escolher este ano - Entre as novidades deste ano, está a oferta de dois novos cursos de graduação no campus de Belém: Engenharia Biomédica e Tecnologia em Produção Multimídia. Pela primeira vez, a UFPA explica detalhes sobre essas novas opções de profissões no mercado paraense.

Engenharia Biomédica oferta 40 vagas e pertence à área de Tecnologia. O objetivo do profissional formado por este curso é construir produtos e processos que possam monitorar as funções fisiológicas e ajudar no diagnóstico e no tratamento de pacientes. O resultado é o uso mais efetivo e eficiente de tecnologias em saúde a custos razoáveis para a população, melhorando a qualidade de saúde e de vida.

Já o curso de Tecnologia em Produção Multimídia está ligado à Faculdade de Artes Visuais (FAV)  e oferta 26 vagas anuais. Ele busca formar profissionais preparados para atuar com produções de conteúdos para as várias plataformas multimídia. Saiba mais.

Novas cotas também foram criadas - A partir deste ano, em todos os cursos ofertados, a UFPA cria até duas vagas específicas para estudantes de origem quilombolas. Para tentar uma vaga por meio deste sistema de cotas, é preciso se inscrever até o dia 26 de outubro. Um edital específico foi lançado pela Universidade com todas as informações sobre como participar. Acesse o Edital quilombola.

A partir do próximo vestibular, as universidades devem adotar a nova lei sancionada pela Presidente Dilma Rousseff, sobre os sistemas de reserva de vagas em universidades públicas. No Pará, a UFPA já estudou as novas regras e adaptou seu sistema de cotas à nova legislação. Com isso, a partir do Processo Seletivo 2013 (PS 2013), a Federal Paraense institui um novo tipo de cota: a cota renda.

“A nova Lei mostra o quão avançado é o nosso sistema de cotas. Desde 2008, a UFPA adota a reserva de 50% das vagas para alunos da rede pública de ensino. Além disso, mantemos 40% destas vagas reservadas para estudantes que se autodeclaram negros ou pardos. A novidade trazida pela Lei é que, tanto em relação à cota escola quanto em relação à nossa cota cor, 25% destas vagas passarão a ser reservadas para estudantes pertencentes a famílias cuja renda per capita não ultrapasse 1,5 salário”, detalha a pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg) da UFPA, Marlene Freitas.

Serviço:
Prorrogadas as Inscrições para o PS 2013 da UFPA
Até 17 de outubro
Pagamento da taxa de inscrição até 18 de outubro
Acesse aqui o Edital.
Informações: (91) 3201.7266 e 3201.7622

Texto: Glauce Monteiro - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Michelle Fernandes

Publicado em: 15.10.2012 09:00