Está disponível o cartão de inscrição do PSE 2013-3 – Educação do Campo

O Centro de Processos Seletivos (Ceps) da UFPA informou, nesta segunda-feira, 5, que já está disponível o cartão de inscrição do Processo Seletivo Especial 2013-3, destinado à Educação do Campo. O cartão de inscrição garante o acesso ao local de prova dos candidatos e deve ser apresentado, no dia do exame, juntamente com um documento oficial com foto. Para imprimir o cartão, o candidato deve acessar o link inscrição e acompanhamento, no site do Ceps, digitando usuário e senha.

A Educação do Campo envolve, prioritariamente, candidatos que já atuam em processos educativos vinculados ao campo, mas não possuem qualificação em nível superior, e os que vivem no campo e/ou pertençam a comunidades do campo. Esses candidatos poderão concorrer a uma das 40 vagas ofertadas no Campus de Abaetetuba ou uma das 50 vagas ofertadas no Campus de Marabá. Em Abaetetuba, 2.174 candidatos se inscreveram, resultando em uma concorrência de 54.35 candidatos por vagas ofertadas. Já em Marabá, o total de inscritos foi de 362 candidatos, resultando em 7,24 por vagas ofertadas.

Para acessar a demanda do PSE 2013-3, clique aqui.

Demanda Quilombola – O Processo Seletivo Especial 1 (PSE 2013-1 ) é destinado para a comunidade Quilombola, com 358 vagas distribuídas pelos campi da UFPA. De acordo com a demanda de candidatos por cada curso, os mais concorridos foram: Serviço Social – Vespertino/Noturno, em Abaetetuba, com 27,50 candidatos por vaga; Pedagogia – Noturno, em Abaetetuba, com 24,50 candidatos por vaga; Engenharia Industrial, em Abaetetuba, com 22,50 candidatos por vaga; Medicina, em Belém, com 14 candidatos por vaga; e Letras – Língua Portuguesa – Vespertino, em Abaetetuba, com 12, 50 candidatos por vaga.

Para acessar a demanda completa do PSE 2013-1, clique aqui.

Provas - Os Processos Seletivos serão realizados em duas etapas. A primeira, no dia 11 de novembro, das 14h às 18h (horário de Belém), será composta de uma redação e 40 questões de conhecimentos gerais, sendo cinco questões de cada disciplina: Língua Portuguesa/Leitura, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia e Literatura. A segunda etapa é uma entrevista pessoal com os candidatos, a ser marcada após a divulgação da lista de aprovados na primeira fase pelo Ceps, em que os candidatos deverão apresentar documentação que comprova pertencimento a comunidades quilombolas ou atuação no campo.

Texto: Paloma Wilm – Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 05.11.2012 20:00