Prova regionalizada e acessível marca PS 2013

O Processo Seletivo 2013 (PS 2013) da Universidade Federal do Pará (UFPA) transcorreu com tranquilidade neste domingo, 9 de dezembro. De um total de 76.864 candidatos inscritos, exatos 8.129 faltaram ao concurso, o que corresponde a 10,58%. A prova foi realizada na Região Metropolitana de Belém e em outras 15 cidades do interior do Estado. Em Belém, 4.492 candidatos (9,95%) foram eliminados por falta. No interior, esse total foi de 3.651 candidatos (11,51%), sendo Altamira a cidade com maior número de candidatos ausentes (20,96%), seguida de Parauapebas (20,16%) e Marabá (16,48%); Mocajuba foi a cidade com menor número de ausentes (6,28%).

“O número de faltosos está dentro da margem de ausentes em processos seletivos”, explica a diretora do Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps), Marilucia Oliveira. O Vestibular 2013 da UFPA ofertou 7.548 vagas distribuídas em 179 cursos de graduação, concorridas segundo critérios de cota cor, escola, renda e pessoas com deficiência.  No ano passado, considerado o maior processo seletivo já organizado pela UFPA ao ter ofertado 7.606 vagas, em 180 cursos de graduação, 6.364 candidatos não compareceram aos seus locais de prova, ou seja, 8,82% foram eliminados por falta.

Dois candidatos dos cursos de Biotecnologia e Biblioteconomia solicitaram a realização da prova em hospitais, por motivo de hemodiálise e cirurgia. Os candidatos que passaram mal durante a realização do exame tiveram o apoio de 20 postos médicos espalhados pelos mais de 280 locais de prova, dos quais, três deles no Campus Guamá. Apenas uma aluna interrompeu a prova em razão de um ataque de asma. Houve, ainda, casos de mães que solicitaram a presença de acompanhantes por conta da  necessidade de amamentar durante a prova.

Sobre o fechamento dos portões - Por conta de um acidente de trânsito que ocorreu no cruzamento da Av. Castelo Branco com a Rua Silva Castro, o tráfego de veículos ficou complicado para quem precisou ter acesso ao Campus do Guamá. Segundo o assessor da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), professor Mauro Magalhães, “a Companhia de Transportes de Belém (CTBel) foi acionada e imediatamente chegou ao local para dar apoio”. Em vista disso, houve tolerância para candidatos que estavam lotados na Cidade Universitária.

Nos demais locais de realização do PS, o horário das 14h às 18h foi mantido normalmente. No geral, as ocorrências registradas foram de atrasos, de candidatos que erraram o local de prova ou que não puderam ter acesso ao local por não apresentarem a documentação necessária para tal, a saber: o cartão de inscrição e um documento oficial com foto.

Tranquilidade - Integrantes da Comissão Permanente de Processos Seletivos (Coperps) estiveram em reunião durante o certame e atenderam a imprensa em entrevista coletiva realizada no Centro de Eventos Benedito Nunes da UFPA. A presidente da Comissão e também pró-reitora de Ensino de Graduação da UFPA, professora Marlene Freitas, destacou a tranquilidade do domingo de prova. “Exceto pelo acidente que dificultou o trânsito, o Processo Seletivo correu dentro da normalidade”, afirmou.

A Coperps é responsável pela organização e definição das regras que norteiam o Processo Seletivo, formada por membros dos institutos da UFPA que representam as disciplinas abordadas na prova do Vestibular. Em 2013, a avaliação constou de 55 questões de múltipla escolha, sendo cinco de cada uma das 11 disciplinas cobradas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia, Literatura, Filosofia, Sociologia e Língua Estrangeira (escolhida pelo candidato entre Espanhol, Inglês, Francês, Italiano e Alemão). A redação foi realizada na primeira fase do concurso, ou seja, na prova do Enem.

Prova regionalizada e acessível - É somente quando os candidatos já estão em sala de aula, realizando o exame, que a Coperps toma conhecimento do conteúdo da prova. A professora Ana Tancredi, do Instituto de Ciências da Educação (ICED), membro da Coperps, ressaltou que a prova estava de fácil acesso e trouxe muitas questões regionalizadas, contextualizadas com os conhecimentos e a realidade da Amazônia.

Naiara Fonseca, que disputou uma vaga no curso de Engenharia Civil, de fato, observou que o grande diferencial da prova foram as várias questões que abordaram a Região Norte. “Achei interessante essa regionalização, tornou a prova até mais fácil”, afirmou. Para Marcos da Silva, que pretende ingressar no curso de Engenharia Mecânica, o teste estava tranquilo, sem grandes surpresas.

Expectativa - Itatiane Moraes esperou no portão o esposo Maurileno acabar de fazer o exame. É a primeira vez que ele está tentando o vestibular para Artes Visuais. Segundo ela, o marido preparou-se bastante, Itatiane, inclusive, ajudava-o na hora do estudo: “não deixava ninguém incomodá-lo, o sonho dele de passar no vestibular é importante, não só para nós, como para o futuro de nossas três filhas”. Já Marciano Oliveira da Silva esperava a namorada, que prestou vestibular para Licenciatura em Letras.  “Acredito que ela terá um bom resultado, pois vi o empenho com o qual ela estudava”, disse.

Resultado e gabarito - A divulgação do resultado final com o listão de aprovados depende da divulgação dos dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que corresponde à primeira fase do PS 2013. Segundo a diretora do Ceps, a expectativa é que o resultado do Enem saia até dia 28 de dezembro, de modo que o “listão” da UFPA deve sair na primeira quinzena de janeiro. Porém, ainda neste domingo, 9, o gabarito, bem como as provas aplicadas podem ser acessadas no site do Ceps. A partir do horário de divulgação do gabarito, os candidatos terão até 48 horas para impetrar recursos.

Confira o álbum de fotos do PS 2013 na fanpage da UFPA.

Texto: Jéssica Souza e Yuri Coelho – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes