Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Espaço ITEC Cidadão homenageia enxadristas premiados nacionalmente

O Espaço ITEC Cidadão homenageou nesta sexta-feira, 14, os enxadristas da Universidade Federal do Pará (UFPA), que participaram das Olimpíadas Universitárias Brasileiras (OUJUBs) em outubro de 2012, sendo premiados por alcançarem o 2º lugar nacional. A homenagem contou com a participação do Reitor Carlos Maneschy; da diretora da Faculdade de Educação Física da UFPA, professora Fátima Moreira; da diretora do Instituto de Tecnologia (ITEC),  professora Maria Emília Toste; do diretor da Federação de Xadrez do Pará,  Clauber Martins; da representante da Federação de Esportes Universitários do Pará, Isabela Ferreira,; e da diretora do Espaço ITEC Cidadão, Gina Calzavara.

Cinco alunos da UFPA foram representar a modalidade de xadrez nas Olimpíadas, todos participantes do projeto Xadrez Ambiental, realizado no Espaço ITEC Cidadão. A equipe premiada foi composta por Gleydson Santos, aluno de Engenharia Mecânica, e Emerson Veiga, aluno de Matemática, que conquistaram o segundo local geral, deixando, assim, a UFPA em terceiro lugar no ranking olímpico das universidades públicas do País.

Gleydson Santos, um dos ganhadores, falou sobre a importância de alcançar a segunda colocação nacional. Para ele, o prêmio representa uma conquista de algo pelo qual lutava há bastante tempo. “O xadrez paraense ainda não é muito valorizado e reconhecido, então esse título não é só meu, mas de todo o Estado. Conseguimos mostrar que, por meio do treino, é possível alcançar uma colocação nacional”, afirma.

O Professor Carlos Maneschy conta que o prêmio representa “o estímulo que a universidade tem dado para o esporte, que vemos como uma atividade essencial. O xadrez é uma dessas áreas que estamos estimulando. Ele é um espaço e um ambiente, de formação não apenas profissional, mas também cidadã dos estudantes da UFPA. O prêmio é apenas um reconhecimento de que nós estamos no caminho certo, no caminho de fazer com que cada vez mais jovens aqui na universidade possam realizar os sonhos por meio do esporte”, destaca.

Partidas – Ainda durante a homenagem, foi realizado um torneio em comemoração ao título, organizado pelo Projeto Xadrez Ambiental, no qual foi norteado pelo sistema suíço de seis rodadas, com duração de 15 minutos.

Projeto – O Projeto Xadrez Ambiental, do Espaço ITEC Cidadão, está dentro da política da UFPA de criar uma Cidade Universitária Sustentável. Ele recebe apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e do Grupo de pesquisas históricas e filosóficas em práticas corporais, educação do corpo, esportes e Educação Física (HAPAX), da Faculdade de Educação Física. O Grupo, coordenado pelo professor Douglas Dias, possui o Programa de Extensão Cultura Corporal: Esporte e Lazer da UFPA Multicampi, que estimula os jogos internos na universidade.

Texto: Paloma Wilm – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Aelxandre Moraes