Centro Acadêmico de Pedagogia promove ciclo de palestras e ação solidária

Visando diminuir dificuldades sociais e educativas da comunidade quilombola São Sebastião, no Município do Acará, apresentando suas características e mazelas, o Centro Acadêmico de Pedagogia (CAPE), em parceria com a Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizará um ciclo de palestras e oficinas, nos dias 21 e 22 dezembro, no Instituto de Ciências da Educação (ICED). As inscrições estão abertas e ocorrem até o primeiro dia do evento.

Com o tema “Ação Solidária Quilombola: socializando saberes, promovendo valores”, o evento pretende sensibilizar a comunidade acadêmica e contribuir para uma formação voltada para as peculiaridades da cultura quilombola, por meio de discussões que envolvem problemas sociais presentes na educação escolar. Para isso, o encontro oferecerá, além de  palestras e oficinas, exibição de filmes, norteados por variados temas, como Direitos Humanos, Violência Sexual, Ludicidade, Educação Ambiental, Prevenção Contra o Uso de Drogas e Construção de Materiais Didáticos para o Ensino Aprendizagem.

Alunos e profissionais da Educação, de diferentes instituições de ensino superior, poderão participar do encontro, mediante inscrição, que deverá ser feita antecipadamente, no CAPE, no horário das 14h às 18h. Interessados em participar do evento deverão pagar uma taxa de R$10 e mais um quilo de alimento ou um brinquedo. Ao final do evento,  serão emitidos certificados pelo CAPE e pela FAED para os participantes inscritos. A carga horária é de 20 horas.

Programação - Após o credenciamento, que acontecerá no dia 21, das 13h às 13h30, o evento será aberto com uma mesa-redonda que apresentará o projeto de pesquisa, tendo como objeto de estudo a comunidade São Sebastião. Em seguida, haverá diversas palestras e sessões do Cine de Pedagogia. Uma das idealizadoras e organizadoras do evento, a estudante Solange Ramalho, acrescenta que, no evento, “neste mês natalino de festas e enfatizando  solidariedade,buscamos contribuir  com a comunidade por meio da arrecadação de brinquedos, alimentos  e materiais escolares. A ação é uma promoção mais imediata para amenizar problemas sociais,recursos pedagógicos e financeiros da comunidade.”

Pesquisa - O ciclo de palestras é uma ação conjunta entre CAPE, FAED e ICED  e concretiza-se a partir de uma pesquisa realizada pela Faculdade de Educação, que levantou dados sobre a situação da comunidade quilombola São Sebastião. De acordo com Solange Ramalho, “esta é apenas uma ação, mas pretendemos torná-la um projeto permanente”.

Serviço:
Ciclo de Palestras de Educação “Ação Solidária Quilombola: socializando saberes, promovendo valores”
Realização: 21 e 22 de dezembro de 2012.
Local: Instituto de Ciências da Educação – ICED Campos I Belém- Pará
Inscrições: R$10,00 + um quilo de Alimento ou um Brinquedo, no Centro Acadêmico de Pedagogia ou no dia do evento.
Confira a programação, aqui.

Texto: Vitor Barros – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação / Projeto