Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Consepe aprova curso de Medicina em Altamira

O Campus de Altamira da Universidade Federal do Pará (UFPA) terá turma única do curso de Graduação em Medicina. A oferta de 30 vagas no município foi possibilitada mediante convênio da UFPA com o Projeto Belo Monte, o qual está viabilizando a infraestrutura para a execução do processo seletivo especial ao curso ainda em 2013. O curso teve projeto político pedagógico elaborado pelo Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da UFPA e será inteiramente financiado pelo Ministério da Educação (MEC).

Dentre outros pontos de pauta, o processo de implantação do curso de Medicina no Campus de Altamira foi apreciado em ad referendum pelo reitor Carlos Maneschy e aprovado por unanimidade, mediante quebra de interstício, durante a primeira reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPA, no ano de 2013, realizada nesta quinta-feira, dia 24.

De acordo com o relator do parecer de criação do curso, professor Tadeu Oliver Gonçalves, representando a pró-reitora de Ensino de Graduação, Marlene Freitas, o curso deverá atender toda a região do entorno do município de Altamira, oportunizando aos egressos do curso que atendam às necessidades de profissionais da área de Saúde no sul do Pará. Prioritariamente, o curso será ofertado em turma única, devendo a possibilidade de ofertas posteriores ser discutida, futuramente, pela Instituição. O edital com as regras do concurso para ingresso no curso ainda não tem data definida para ser publicado.

Dia de reuniões – Além do Consepe, a quinta-feira foi plena de atividades para os conselheiros da UFPA, que também participaram das primeiras reuniões do ano do Conselho de Administração (Consad) e do Conselho Universitário (Consun). O Consad, entre outros pontos de pauta, aprovou o calendário administrativo da UFPA para 2013 e debateu medidas para a melhoria da segurança no Campus Guamá.

Na ocasião, o pró-reitor de Administração e reitor em exercício da UFPA, professor Edson Ortiz, aproveitou, ainda, a oportunidade para comunicar que a Universidade executou mais de 100% de seu orçamento em 2012, descentralizando, assim, pela primeira vez, uma emenda de bancada no valor de 4 milhões e 650 mil reais, e agradeceu o empenho dos gestores que tornaram isso possível.

No Consun, um dos principais pontos de pauta, discutido e aprovado em unanimidade pelos conselheiros, foi a concessão do título de doutor honoris causa ao bispo da prelazia do Xingu, Dom Erwin Krautler, em reconhecimento a sua trajetória de vida em favor dos direitos humanos e das causas indígenas na Amazônia. O prelado, que já tem seis títulos concedidos por outras instituições de dentro e fora do País, receberá a homenagem da UFPA em ato formal, ainda por ser agendado, em Belém, e, em ato simbólico, a ser realizado também no município de Altamira.

Texto: Jéssica Souza - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes