Calouros comparecem ao 1ª dia da habilitação na UFPA

Teve início nesta segunda-feira, 4, a habilitação dos calouros aprovados no Vestibular 2013 da UFPA, em Belém. A entrega dos documentos necessários é realizada no Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ/UFPA), coordenada pelos servidores do Centro de Registro e Indicadores Acadêmico (CIAC/UFPA), e irá até o dia 19 de fevereiro. “O primeiro dia de habilitação dos calouros foi positivo. O atendimento aos candidatos está sendo feito dentro do limite e todos estão trazendo sua documentação conforme estabelecido”, avalia o diretor do CIAC, Aluízio Barros.

Para muitos calouros, o dia da habilitação é o primeiro contato com a Universidade, o que deixa muitos estudantes ansiosos. “A minha primeira impressão sobre a UFPA foi a de que este é um espaço a ser aproveitado ao máximo possível. Eu estava muito ansioso e inseguro, pois sou tímido com pessoas novas.”, confessa o calouro Rafael Monteiro, 25 anos, do curso de Publicidade e Propaganda.

Multicampi - Os campi das cidades de Altamira, Bragança, Breves, Castanhal, Capanema e Tucuruí finalizaram a habilitação nos dias 29 e 31 de janeiro. Porém é preciso que os candidatos fiquem atentos à orientação do CIAC. “Diversos candidatos fizeram o cadastro acadêmico manual, o que tem trazido um trabalho extra. Estamos orientando que cadastros manuais não serão aceitos e solicitando aos calouros que façam cadastro on-line. A falta deste cadastro, conforme prevê o Edital, e de documentos poderá causar indeferimento”, alerta Aluízio Barros.

Cota Renda – Muitos calouros também ainda estão com dúvidas em relação à documentação necessária a ser entregue para quem entrou na Universidade por meio de cota renda. Segundo o diretor do CIAC, as principais dúvidas são daqueles que alegam não ter nenhum comprovante de renda, o que segundo o decreto e a portaria pode provocar o indeferimento.

“Possuímos uma equipe de bolsistas e servidores técnicos treinados, que estão orientando os candidatos sobre a documentação. Em caso de problemas, o calouro pode entrar em contato com o e-mail ciac@ufpa.br e por telefone (91) 3201-7158/7359, por meio dos quais, iremos orientar e indicar a melhor solução para cada um”, explica. O candidato também poderá acessar link do CIAC para melhor esclarecimento sobre documentos necessários para o seu ingresso na UFPA.

Documentos e Prazos – Para a habilitação, os novos alunos deverão realizar o cadastro acadêmico disponível no site do CIAC e do Portal da UFPA , e levar na UFPA, conforme data e horário para cada curso constante no Edital de Habilitação, cópias e originais dos seguintes documentos: CPF; Cédula de Identidade (RG); Título de Eleitor (para maiores de 18 anos); prova de que está em dia com as obrigações militares (para homens maiores de 18 anos); Histórico Escolar do Ensino Médio; Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Diploma de Conclusão do Ensino Técnico integrado ao Médio; comprovante de residência, uma foto 3 x 4 recente.

Recepção dos calouros – No primeiro dia de habilitação, vários veteranos do curso de Comunicação Social aguardavam pelos calouros, segurando cartazes de boas-vindas. Após isso, foi realizado um tour de ônibus para apresentar a Universidade aos novos alunos. Segundo o estudante de Publicidade e Propaganda Newton Corrêa, “é importante essa primeira recepção já no dia da habilitação, pois muitos deles ainda estão perdidos e com dúvidas em relação à UFPA e ao curso”.

A caloura de Jornalismo Milene Sousa, 22 anos, aprovou a iniciativa. “A minha primeira impressão sobre a UFPA foi muito boa. Eu estava muito ansiosa para a habilitação, mas todos estavam bem animados e fui bem recebida pelos veteranos”, relata.

O período de habilitação encerra-se no dia 19 de fevereiro e cada curso possui dia e horário específico para a realização da entrega dos documentos. A perda do dia ou a falta de documentos poderá implicar perda da vaga do candidato. Confira aqui as datas e horário para o seu curso.

Texto: Fábia Sepêda – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes