Inscrições para o Processo Seletivo Especial-8 da UFPA iniciam-se no dia 22

O Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará (Ceps/UFPA) divulgou o edital para preenchimento das vagas remanescentes do Processo Seletivo 2013 (PS 2013). O 8º Processo Seletivo Especial 2013 (PSE 2013-8) oferta 280 vagas, sendo cinco para a capital e 275 para o interior do Estado, distribuídas nos campi de Altamira, Capanema, Castanhal, Marabá, Tucuruí e polos universitários em Limoeiro, Mocajuba, Parauapebas e Tomé-Açu. O edital pode ser conferido aqui.

As vagas são destinadas aos candidatos com inscrição homologada na 2ª Fase do PS 2013 que não obtiveram classificação e, no Exame Nacional do Ensino Médio do ano de 2012 (Enem 2012), obtiveram pontuação maior ou igual a 400 pontos na redação. Também podem participar os calouros que tiveram habilitação não homologada no PS UFPA 2013.

Importante - Não haverá aplicação de provas. As vagas serão preenchidas com base nos resultados alcançados pelos candidatos no Enem 2012 (1ª Fase do PS UFPA 2013). Os candidatos serão classificados por curso de opção, até o limite de vagas, em ordem decrescente dos pontos obtidos. Caso não seja classificado em primeira opção, terá ainda a oportunidade de escolher curso em segunda opção. As vagas ofertadas são para os cursos de Ciências Naturais, Física, Letras – Língua Alemã, Letras – Língua Inglesa, Letras – Língua Portuguesa, Geografia, Matemática, Pedagogia e Química.

Inscrições - As inscrições no PSE 2013-8 iniciam-se na próxima sexta, 22 de março, e poderão ser feitas no site do Ceps, por meio do banner do PSE 2013-8, disposto canto superior direito da página, até o dia 2 de abril. O valor da inscrição é de R$ 15 e poderá ser pago até o dia 3 de abril, por meio de boleto bancário. A homologação da inscrição poderá ser consultada a partir do dia 8 de abril, no site do Ceps.

Isenções - Candidatos inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) ou membros de família de baixa renda - cuja renda familiar mensal per capita for de até meio salário mínimo ou cuja renda familiar mensal seja de até três salários mínimos - poderão pleitear a isenção de pagamento da taxa no período de 22 a 25 de março. A consulta referente aos resultados dos pedidos de isenção estará disponível para os candidatos a partir do dia 28 de março de 2013, também na página do concurso.

Os candidatos aprovados e classificados deverão obter informações sobre a convocação para habilitação ao vínculo institucional no site  do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (Ciac).

Confira a íntegra do edital.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Mácio Ferreira