II Seminário do Parfor espera reunir cerca de mil alunos e professores

O Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) da Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza, nos dias 11 e 12 de abril, o II Seminário Geral. O evento deve reunir cerca de mil docentes e discentes de diversos municípios paraenses, no Centro de Convenções Benedito Nunes, no Campus Básico da UFPA, no bairro Guamá, em Belém.

“O Seminário é um importante momento de discussão de questões acadêmicas e administrativas do Parfor. Ao mesmo tempo, configura-se como um espaço de avaliação e redirecionamento da política de formação promovida pela UFPA, por meio do Parfor, aos docentes em exercício nas redes públicas”, afirma a coordenadora do evento, professora doutora Josenilda Maués.

A professora explica, ainda, que o evento trata também de uma atividade que insere os docentes em formação na ambiência acadêmica da UFPA, que pode ser contabilizada como atividade complementar na integralização dos cursos.

Relatos e experiências - A programação do evento será diferenciada, marcada, estrategicamente, pelos relatos de experiência dos quatro primeiros anos de Parfor. “A ideia de se fazer uma programação que inclua o relato de experiências desenvolvidas no Parfor coloca-se no sentido de potencializar as ações do Programa em termos de ensino, pesquisa e extensão”, conta Josenilda.

“Trata-se de dar visibilidade às ações previstas nos projetos pedagógicos que foram reorientados para atender ao público específico do Parfor, pois consideramos que já temos um acúmulo de experiências consideráveis, desenvolvidas a partir de 2009, quando iniciaram as primeiras turmas que já concluem neste ano de 2013”, explica.

A conferência de abertura “A UFPA e o Plano Nacional de Formação: desafios institucionais” será preferida pelo reitor da UFPA, professor doutor Carlos Maneschy. Ainda na abertura do seminário, terá a apresentação do Grupo Árvore Ar e da cantora lírica Joelma Teles, cantando o Hino Nacional.

Na tarde do dia 11, haverá a Mesa-Redonda “Interfaces arte e educação: elementos para reconfiguração da formação docente”, com participação do professor doutor Afonso Medeiros e da professora doutora Sílvia Nogueira Chaves. Seguindo a programação, apresentação de relatos de experiência de ensino e extensão desenvolvidos no Parfor.

No dia 12, pela manhã, haverá a Mesa-Redonda “A formação de docentes das redes públicas do Estado do Pará por meio do Parfor UFPA: condições de oferta”, com a participação da pró-reitora de Graduação da UFPA, professora doutora Marlene Freitas, e do professor doutor Márcio Nascimento, coordenador geral do Parfor UFPA. Ainda pela manhã, a professora Josenilda Maués proferirá a Palestra “A configuração assumida pelas licenciaturas nos projetos pedagógicos dos cursos ofertados por meio do Parfor”.

Parfor - A UFPA oferece 21 cursos por meio do Parfor: Arte/Teatro; Arte/Dança;Artes Visuais; Arte/Música; Ciências Naturais; Biologia; Educação Física; Espanhol; Física; Filosofia; Geografia; História; Inglês; Língua Portuguesa; Matemática; Pedagogia; Química; Sociologia; Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens; Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Ciências Naturais e Licenciatura em Educação do Campo.

Em 2013, o Parfor UFPA chega a 259 turmas e aproximadamente 10 mil professores da rede básica de ensino em formação. A UFPA é a instituição que tem o maior número de alunos em formação no Estado. Até o final do próximo ano, serão realizadas mais de cem colações de grau pela UFPA.

Serviço: II Seminário Geral do Parfor UFPA, dias 11 e 12 de abril, no Centro de Convenções Benedito Nunes, em Belém. Mais informações no site do evento.

Texto e fotos: Thaís Rezende – Assessoria de Comunicação do Parfor/UFPA

Publicado em: 03.04.2013 18:40