Inscrições para Mestrado Profissional em Letras iniciam-se dia 22

Já saiu o edital para o Mestrado Profissionalizante em Letras (ProfLetras), programa de pós-graduação stricto sensu, que agrega 37 instituições de ensino das 5 regiões do Brasil. Entre as instituições da Região Norte, está a Universidade Federal do Pará (UFPA). O Programa foi proposto pela Coordenadoria da Área de Letras, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As inscrições iniciam-se dia 22 de abril e terminam no dia 21 de maio de 2013.

O objetivo do ProfLetras é capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País. O mestrado terá como área de concentração Linguagens e Letramento, e duas linhas de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino e Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes.

De acordo com a coordenadora do ProfLetras na UFPA, professora Marília Ferreira, as expectativas, quanto ao curso, são positivas e importantes, porque, além da promoção da qualificação docente no Estado do Pará, o Programa visa favorecer e aprimorar aspectos da Educação Básica quanto aos estudos de linguagem. A professora destaca que a Propesp está de parabéns, uma vez que o empenho e o interesse dessa Pró-Reitoria foram fundamentais para que o Profletras fosse implantado na UFPA.

Inscrições – Para participar, o candidato deve preencher a ficha de inscrição, que estará disponível no site da Comperve, a partir do dia 22 de abril, início das inscrições. Poderão participar do concurso, candidatos com diploma de curso superior de Licenciatura em Letras, Habilitação Português, e ser professor do Ensino Fundamental, 1º ao 9º anos, em escola da rede pública de ensino do Brasil. A taxa de inscrição custa 50 reais.

Candidatos com necessidades educacionais especiais que precisem de condições diferenciadas para realizar as provas deverão preencher integralmente o Requerimento de Atendimento Especial, disponível no Formulário de Inscrição, imprimi-lo e entregá-lo ou enviá-lo para a Comperve, que disponibiliza o endereço no edital, durante o período das inscrições.

Provas - As provas acontecerão no dia 16 de junho, às 8h da manhã, nas cidades-sede de cada universidade. O local da realização das provas será divulgado no site da Comperve, a partir do dia 11 de junho. O exame será composto por 20 questões objetivas e uma discursiva. O candidato que não fizer, no mínino, 70% dos pontos da prova objetiva já estará automaticamente eliminado.

Edital ProfLetras
Inscrições: de 22 de abril a 21 de maio