Projeto Newton tem lançamento oficial na UFPA, nesta segunda, 22 de abril

Uma proposta inovadora de aprendizado na Universidade. Nesta segunda-feira, 22 de abril, inicia-se o Projeto Newton, uma ação piloto de ensino-aprendizagem, em nível de graduação, que propõe a ampliação do ambiente de estudo para além da sala de aula convencional. O projeto envolverá o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na disciplina de Cálculo I, ofertada neste semestre letivo, para cerca de 300 estudantes do turno matutino dos cursos de Engenharia da UFPA (Civil, Computação, Telecomunicações, Alimentos, Elétrica, Mecânica, Naval, Química e Biomédica).

Todas as segundas e quartas-feiras, os alunos terão aulas expositivas presenciais em três salas diferentes: auditório e salas 007 e 008 do prédio da Pós-Graduação do Instituto de Tecnologia (PGITEC). Enquanto o professor ministra a aula no auditório, todos os estudantes poderão acompanhar a explicação por telões neste espaço e nas demais salas que receberão a transmissão ao vivo da aula. Nos momentos destinados à resolução de dúvidas, os alunos poderão interagir com o professor, por meio de recursos midiáticos presentes em todas as salas. As aulas expositivas também serão transmitidas, ao vivo, pelo Portal da UFPA, no mesmo dia. A gravação na íntegra ficará disponível no UFPA Multimídia, o repositório de conteúdos multimídia da Instituição.

Os estudantes ainda terão aulas presenciais de resolução de exercícios todas as sextas-feiras, com o acompanhamento dos tutores da disciplina, a fim de fixarem o conteúdo ministrado nos encontros anteriores e criarem uma rotina de estudos que favoreça o aprendizado de Cálculo. Além das aulas, a disciplina oferecerá, diariamente, plantões de dúvidas presenciais e virtuais e contará com uma sala de aula na Plataforma Moodle, um ambiente online, frequentemente utilizado em cursos de Educação a distância no Brasil e cada vez mais agregado para ampliar a experiência da Educação presencial. Na sala virtual do projeto, o aluno poderá ler as orientações da disciplina, acessar e postar exercícios, tirar dúvidas em fóruns de discussão e chats e assistir a conteúdos audiovisuais, como vídeos de resolução de exercícios.

Foram criados, também, um perfil, um grupo e uma fanpage para o Projeto Newton no Facebook, por meio dos quais  os alunos já começaram a interagir com a equipe do projeto, antes mesmo do início das aulas. Ao longo da disciplina, ainda serão enviadas mensagens de celular para os alunos, com lembretes e dicas de estudos. A ideia é proporcionar um acompanhamento contínuo do estudante, oferecendo diversas formas para que ele solucione dúvidas e exercite o que aprendeu.

Sobre o Projeto - O Projeto Newton recebe o nome do físico e matemático Isaac Newton, autor de grandes contribuições para as Ciências Exatas. Em sua ação piloto, o projeto atuará na disciplina de Cálculo I, ofertada no primeiro semestre dos nove cursos de Engenharia da UFPA e reconhecida, por professores e alunos, como uma das mais difíceis da grade curricular. A disciplina possui um histórico de reprovação e desistência, o que repercute na dificuldade dos estudantes com os demais conhecimentos matemáticos ao longo dos cursos. O Projeto Newton, por meio de diversas estratégias pedagógicas e comunicacionais, buscará potencializar o aprendizado do aluno, visto que se trata de um conteúdo essencial para a formação básica de profissionais das áreas tecnológicas.

A concepção e o desenvolvimento do projeto são realizados por uma equipe multidisciplinar, envolvendo pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Computação, Comunicação, Educação, Engenharia, Matemática e Tecnologia da Informação. Várias instâncias da Universidade estão diretamente envolvidas com o projeto: Gabinete da Reitoria, Pró-Reitoria de Administração, Assessoria de Educação a Distância, Instituto de Ciências Exatas e Naturais e Instituto de Tecnologia, com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa e Projeto Academia Amazônia.

Lançamento do Projeto Newton
Local: Auditório do PGITEC, Campus Profissional da UFPA - bairro Guamá