Vestibular 2014: pró-reitora de Ensino da UFPA recebe grupo de estudantes

A pró-reitora de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA), Marlene Freitas, recebeu, no final da manhã desta terça-feira, 11, um grupo de 60 estudantes da Unama, da UFPA e do ensino médio, no hall da Reitoria da Universidade. Eles entregaram um abaixo-assinado com cerca de 200 assinaturas pedindo a revisão da decisão a respeito das alterações no Processo Seletivo 2014 (PS 2014), tomadas na semana passada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

Os estudantes anunciaram, também, que pretendem entrar com uma ação no Ministério Público pedindo a revisão das decisões da UFPA. “É direito de todo cidadão pedir revisão de decisões com as quais não concorde. Caso o Ministério Público Federal receba o documento, deve notificar a UFPA, pedir esclarecimentos e informações. Responderemos com agilidade”, disse Marlene Freitas.

Regras para o PS 2014 estão mantidas - Este abaixo-assinado junta-se aos dois recursos enviados à UFPA pedindo a revogação ou o adiamento das decisões sobre o PS 2014. “Os recursos serão analisados, inclusive pela Procuradoria Geral da UFPA, para avaliar se cabe o pedido e se a decisão pode ou não ser rediscutida. O que vai acontecer depende dos argumentos apresentados. Mas até que haja um fato novo, a decisão do Consepe mantém-se e é legítima, uma vez que é o Conselho que debate e delibera os temas do vestibular da UFPA”, explica a pró-reitora.

Marlene Freitas confirmou aos estudantes presentes que uma reunião do Consepe estava ocorrendo na UFPA, mas o encontro debatia outras questões. “A reunião de hoje não é sobre o vestibular e também não é uma sequência da reunião que aconteceu semana passada. Estamos decidindo sobre cursos de pós-graduação, reconhecimento de títulos e sobre o Calendário Acadêmico. Enfim, sobre outros temas de competência do Consepe, por isso, não cabe pedir voz neste encontro”.

Saiba Mais:
- UFPA publica “Perguntas Freqüentes do PS 2014”
- UFPA esclarece alterações no Processo Seletivo 2014
- UFPA vai adotar o Enem como único Processo Seletivo para 2014