Inscrições abertas para o Programa Fórmula Santander

Alunos que estiverem regularmente matriculados em cursos de graduação da Universidade Federal do Pará terão a chance de participar da seleção de bolsas do Programa Fórmula Santander de Bolsas de Mobilidade Internacional. As inscrições estarão abertas até o dia 22 de setembro. Três alunos farão intercâmbio com duração de um semestre, em universidades vinculadas ao Programa. Confira aqui o Edital.

Os participantes podem escolher a universidade-destino entre as instituições de ensino superior conveniadas ao Santander Universidades dos seguintes países: Argentina, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Portugal e Reino Unido. O resultado final será lançado no início de outubro de 2013.

Cada aluno receberá uma bolsa no valor total de quatorze mil, trezentos e quatro reais e cinquenta centavos, a partir da data de lançamento do programa, que ocorrerá em 2014, e mais cinco mil euros, o equivalente a R$11.182,00, a ser creditado em conta corrente em uma única parcela, a partir de novembro de 2013.

Pré-requisitos - Para participar, o candidato precisa preencher os seguintes requisitos: ter coeficiente de rendimento superior ou igual a 8,0; ter sido, no máximo, reprovado duas vezes até o atual período; estar cursando a partir do 3° ano (ou 5° semestre) até o penúltimo ano do curso; não ter obtido bolsa para o Programa Santander Universidades nas edições anteriores nem em programas de intercâmbio mantidos com a UFPA e não estar com a matrícula trancada.

Inscrição - As inscrições irão até o dia 22 de setembro, por meio de formulário online disponível no site do Programa Santander Universidades.

Documentação - O aluno deverá entregar os seguintes documentos pessoais: cópia do comprovante de inscrição devidamente preenchido, histórico escolar da UFPA; curriculum lattes documentado; o termo de compromisso dos pais devidamente preenchido e assinado; documento de compromisso de reconhecimento acadêmico devidamente assinado por um professor efetivo, vinculado ao curso em que o acadêmico está matriculado na UFPA. Confira aqui o modelo de plano de Estudos.

Além dos documentos pessoais, o candidato precisará entregar, também, o certificado de conclusão de curso em língua estrangeira, conforme exigências da instituição de destino, sendo opcional aos que se destinam a Portugal; termo de indicação assinado por professor da UFPA e carta de motivação assinada pelo aluno, explicando os motivos pelos quais merece uma vaga no programa.

Os documentos acima relacionados deverão ser entregues em envelope lacrado, até o dia 23 de setembro de 2013, no horário das 8h30 às 11h e das 14h30 às 16h, na Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), localizada no 3º andar do Prédio da Reitoria do Campus Universitário, ou na Travessa Três de Maio 1573, entre as avenidas Magalhães Barata e Gentil Bittencourt.

Histórico – O Programa Fórmula Santander foi lançado em 2010 com a finalidade de promover o intercâmbio acadêmico e cultural, bem como fomentar o desenvolvimento da pesquisa e de tecnologia. É uma iniciativa que beneficia 300 estudantes universitários do Brasil, da Espanha e do Reino Unido, com a oferta de 100 bolsas de estudos para cada um dos três países, tendo como prioridade beneficiar alunos que apresentem desempenho acadêmico destacado e bons conhecimentos de outros idiomas.

Parceria - O projeto é uma parceria da UFPA, por meio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) com o Programa Santander Universidades e promoverá aos participantes vivenciar novas culturas e conhecimentos, fomentando internacionalização da atividade acadêmica.

GP do Brasil - A entrega das bolsas será realizada no Autódromo de Interlagos, no Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, que acontecerá no dia 22 de novembro, em São Paulo.  Além do Brasil, o programa beneficia alunos de graduação e pós-graduação da Espanha e da Inglaterra, em um total de 300 bolsas de estudos concedidas, sendo que o valor dessas bolsas é superior à média dos programas semelhantes. Os contemplados também terão a possibilidade de realizar estágios formativos no Santander.

Os resultados finais serão divulgados nos site da Prointer, onde estão disponíveis o edital e os documentos para dowload.

Programa Fórmula Santander 2013
Inscrição: Até o dia 22 de setembro de 2013, via formulário online, e entrega de documentação
Mais informações no site da Prointer e do Programa Santander

Texto: Beatriz Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA