Estudantes criam plataforma para consultar rotas de ônibus

Estudantes da Faculdade de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da UFPA criaram  um site, na internet, que mostra roteiro de mais de 80 linhas de ônibus que circulam em Belém e na Região Metropolitana. As rotas podem ser registradas por qualquer usuário que queria colaborar com informações para auxiliar a mobilidade urbana de sua comunidade.

O Rota Urbana é uma plataforma tecnológica que auxilia os cidadãos de regiões metropolitanas a se locomover pela cidade e região baseando-se no conceito de rotas. O projeto visa prover gratuitamente à população de regiões metropolitanas uma plataforma que os auxilie na locomoção urbana. As rotas, que servem de base para essa locomoção, podem ser de ônibus, rotas de passeios turísticos, rotas de caminhadas ou corridas esportivas diárias ou esporádicas, rotas para caminhadas pela natureza ou rotas de passeios em grupo, como bicicletas.

Demanda real - O projeto surgiu durante uma disciplina do curso de Bacharelado em Ciência da Computação na UFPA, que visava à criação de projetos inovadores, baseados em tecnologia para atender alguma demanda real da sociedade. Um grupo de alunos que participou da disciplina desenvolveu um protótipo do serviço ao realizar entrevistas com usuários de transporte coletivo da cidade e identificar a necessidade de conhecimento sobre as rotas e itinerários do transporte coletivo de Belém.

Posteriormente, o professor da UFPA Adailton Lima, um dos desenvolvedores da plataforma, orientou os alunos no desenvolvimento de uma versão mais completa e estável do software, que foi lançado em maio deste ano, com o nome de Rota Urbana.

Atualmente, o projeto possui três ex-alunos do curso de Ciência da Computação e 5 alunos atuais dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da UFPA, os quais colaboram com o tempo livre nas atividades do projeto.

Integração com redes sociais - “Estamos trabalhando para tornar o site ainda mais colaborativo, promovendo maior integração com redes sociais. Além disso, pretendemos expandir a abrangência do projeto para outras cidades do nosso e de outros Estados. Para conseguir evoluir com maior rapidez o sistema, com parte da equipe com dedicação total, estamos escrevendo projeto para submissão a editais e concursos de apoio à inovação”, afirma Adailton Lima.

Segundo o professor, a partir do lançamento, houve um número crescente de acessos ao site, incluindo consultas de rotas e novos cadastros de usuários colaboradores e novas rotas cadastradas pela população. O site, que possui, em média, 200 consultas diárias, teve três mil consultas em apenas um dia, no último final de semana.

rotaurbana.net.br - Para utilizar o serviço, basta acessar www.rotaurbana.net.br, escolher dois pontos no mapa, movendo com o mouse (ou com o touchscreen) as bandeirinhas que indicam dois pontos do trajeto, e clicar em “Consultar Linhas”, no canto superior, esquerdo, do site. Serão listadas todas as rotas encontradas, onde o usuário pode escolher, clicando o nome da rota, que o site irá exibir um desenho do percurso no mapa. Além disso, é possível consultar as rotas dos ônibus na opção “Visualizar Rotas”, na qual há uma lista com os nomes dos ônibus, podendo, também, consultar uma linha específica, apenas inserindo seu nome ou número.

“Esperamos que esta iniciativa traga a moradores e visitantes de nossa cidade facilidade no uso dos serviços de transporte coletivo, preenchendo uma lacuna deixada pelo poder público e pelas empresas que prestam estes serviços”, finaliza Adailton Lima.

Mais informações pelo e-mail: equiperotaurbana@gmail.com

Texto: Brenda Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA.
Foto: Wagner Meier

Publicado em: 31.07.2013 18:15