Consepe aprova editais dos Processos Seletivos 2014

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pará (Consepe/UFPA) aprovou nesta quarta-feira, 18, os editais dos Processos Seletivos 2014 da Instituição e da recém-criada Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). As inscrições para os dois concursos serão realizadas no período de 30 de setembro a 22 de outubro e deverão ser efetivadas via internet, na página eletrônica do Centro de Processos Seletivos (Ceps).

O Conselho Superior aprovou, ainda, a cobrança da taxa de inscrição, no valor de R$ 20,00 (vinte reais) para os candidatos que cursaram, sem bolsa de estudo, todo o ensino médio em escola particular. Os candidatos que tiverem cursado escola pública serão isentos da taxa de inscrição, mas terão de comprovar essa condição, posteriormente.

PcDs - Para o candidato Portador de Deficiência, a inscrição ocorrerá neste mesmo período, de 30 de setembro a 22 de outubro. Será reservada uma vaga em cada curso para os candidatos PcDs. O candidato que necessitar de atendimento especial deverá informar o tipo de atendimento compatível com a sua deficiência para a realização da prova, além de apresentar à Secretaria do Ceps/UFPA o laudo médico emitido por um especialista na área de sua deficiência ou enviá-lo por Sedex para o Campus do Guamá, localizado na Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, Rua Augusto Corrêa, nº 1, Guamá – CEP: 66075-110, Belém-PA.

Com as alterações propostas e votadas durante a reunião dos conselheiros, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg/UFPA) deverá elaborar o quadro definitivo de vagas e de cursos a serem ofertados nos Processos Seletivos de 2014.

Adoção do Enem - Para o PS 2014, a UFPA e a Unifesspa irão adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como única fase do concurso e ofertar até 20% das vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As vagas serão preenchidas com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Enem do ano de 2013. Aos alunos que concluíram todo o ensino médio nos Estados do Pará, Amapá, Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Tocantins, será concedido um bônus de 10%.

Com a mudança, os estudantes podem se candidatar duas vezes às vagas da UFPA. Inscrevendo-se no PS 2014 da UFPA, o qual ofertará cerca de 80% das vagas da Universidade, e inscrevendo-se pelo Sisu, cujo edital terá o número de vagas que cada curso da UFPA disponibilizará pelo sistema este ano, sendo no máximo 20% das vagas. Como são dois processos paralelos, os estudantes podem disputar as vagas das duas maneiras. Tanto as vagas ofertadas pelo PS 2014 quanto aquelas disponibilizadas pelo Sisu preservarão os percentuais de cota escola, cor e renda, já mantidos pela Universidade.

Prova de Habilidades - Para os candidatos inscritos nos cursos de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, haverá o exame de habilidades, o qual será aplicado no dia 24 de novembro, em Belém. Os cursos da área de Artes que necessitam da aplicação de um exame de habilidades não terão vagas ofertadas pelo Sisu. Na prática, as vagas de Teatro, Música, Dança e Artes Visuais serão ofertadas apenas pelo PS 2014 da UFPA e, para estes candidatos, o Vestibular terá duas fases: o Exame de Habilidades e o Enem.

Cursos novos – O Conselho decidiu colocar novamente em discussão a oferta de dois novos cursos da UFPA no PS 2014: Ciência e Tecnologia, do Campus de Ananindeua, e Engenharia Ferroviária, do Instituto de Tecnologia (ITEC), do Campus Belém. A reunião extraordinária para definir a oferta dos novos cursos deverá ocorrer até a próxima semana.

Sul e Sudeste do Pará - A apreciação do Processo Seletivo da Unifesspa pelo Consepe atende ao Termo de Cooperação Técnica, estabelecido entre União, representada pelo Ministério da Educação (MEC), e UFPA. O PS 2014 da nova universidade federal paraense seguirá os mesmos critérios definidos para o Processo Seletivo da UFPA.

Processo Seletivo Especial – O Consepe também aprovou as regras para o edital do PSE 2014, que é destinado à seleção diferenciada de candidatos indígenas e quilombolas e para o preenchimento de vagas nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo e Etnodesenvolvimento. A seleção será composta de Prova Objetiva, Prova de Redação e Entrevista, acompanhada de análise de documentação que comprove pertencimento e conclusão do ensino médio. As duas provas serão aplicadas no dia 3 de novembro. O cronograma das entrevistas será divulgado logo após o resultado das duas primeiras provas. A inscrição será realizada de 30 de setembro a 18 de outubro de 2013, pela página eletrônica do Ceps.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes

Publicado em: 18.09.2013 18:00